A RODA GINÁSTICA NO CLUBE ALEMÃO BAYER LEVERKUSEN
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648244Resumen
Criada no final da década de 1920 na Alemanha, a Roda Ginástica consiste numa modalidade desportiva que possibilita uma série de evoluções corporais com uso de uma roda metálica. O presente estudo apresenta o projeto de Roda Ginástica (Alemã) desenvolvido no clube Bayer Leverkusen na Alemanha, um dos mais importantes no contexto internacional, destacando sua estrutura organizacional, profissionais envolvidos, metodologia empregada, entre outros aspectos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, que incluiu uma entrevista em profundidade com a treinadora principal, bem como a observação direta intensiva das atividades realizadas na referida instituição. Embora aconteça num dos principais clubes do mundo neste desporto, com excelente infraestrutura física e equipamentos, observamos um típico projeto de esporte amador, com dedicação parcial dos treinadores, importante ação voluntária, escassa sistematização pedagógica, corresponsabilidade dos atletas mais experientes nos treinos e com metodologia e conteúdo similar para todas as faixas etárias.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.