A influencia da prática do judô na postura de atletas do sexo masculino do estado do Paraná.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546410235Abstract
Este estudo teve como objetivo verificar se o tempo e o tipo de prática, bem como a técnica de preferência do Judô acarretam desvios posturais em judocas paranaenses adultos do sexo masculino, com 5 ou mais anos de prática. Participaram do estudo 37 sujeitos das cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá e Curitiba; faixa etária entre 18 e 54 anos, com tempo médio de prática de 14,1 anos. A coleta de dados foi realizada nos locais de treinamento dos respectivos sujeitos e como instrumento de medida utilizou-se uma ficha para avaliação postural; um tabuleiro quadriculado, uma ficha para medidas antropométricas, além de uma entrevista para identificação. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial. Todas as hipótese foram testadas ao nível de significância de 0,05. Os resultados indicaram que a prática sistemática do Judô, caracterizada por programas específicos de prática unilateral, tempo prolongado de prática e treinamento de "tokui-waza", parece ter implicações negativas no desenvolvimento postural dos judocas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.