MODELO TÉCNICO VERSUS MODELO REFLEXIVO
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648602Resumo
Este ensaio tem como objetivo abordar os modelos técnico e reflexivo de formação de professores. No modelo técnico a atividade do profissional é sobretudo instrumental, dirigida para a solução de problemas mediante a aplicação rigorosa de teorias e técnicas científicas. Com uma ou outra adaptação, a maioria dos programas de professores baseiam-se neste modelo. As críticas generalizadas a este modelo conduziu ao surgimento de alternativas, sendo uma destas, o modelo reflexivo, onde o professor é um prático autônomo que reflete, toma decisões e cria durante a sua própria ação. Donald Schõn é um dos principais autores desta corrente que pretende superar a relação linear e mecânica entre o conhecimento científico e a prática na sala de aula. O modelo reflexivo defende que a prática deve constituir-se como o ponto central do currículo de formação de professores, sendo que o conhecimento deve reportar-se à prática e ao conjunto de problemas e interrogações que surgem no diálogo com as situações conflituosas do cotidiano escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.