0 MODERNO MITO DA ATIVIDADE ACADÊMICA

Cecy Funck Rubin

Resumo


A INTERPRETAÇÃO DOS MITOS SERVE PARA POSSIBILITAR A COM­PREENSÃO DAS SOCIEDADES DE ONDE ESSES MITOS PROVÉM. TODAS AS ÉPOCAS HISTÓRICAS FABRICARAM O SEU CORRESPONDENTE UNIVERSO MITOLÓGICO. A NOSSA, FABRICOU O MITO DA CIÊNCIA E DA SUA NEUTRAL IDADE. E A SUA EFICÁCIA ENRAIZOU-SE EM TODOS OS SETORES - ATÉ NA INSTITUIÇÃO UNI­VERSITÁRIA SOB O NOME DE PESQUISA. CONTRARIANDO ESTE POSICIONAMEN­TO, ESTE TRABALHO PRETENDE QUESTIONAR A MITIFICAÇÃO DA PESQUISA EN­QUANTO FUNÇÃO ISOLADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. O QUE É PESQUISA? QUEM É PESQUISADOR? QUAL O COMPROMISSO DA PESQUISA COM O COTIDIANO ACADÊMICO? EXISTE PESQUISA PELO SIMPLES PRAZER DE PESQUISAR? OU A PESQUISA DEVE ESTAR, PELO MENOS, VINCULADA AO ENSINO E Ã EXTENSÃO? AS RESPOSTAS INDICAM QUE A PESQUISA NÃO PODE SER TOMADA COMO UM ATO NEUTRO, DESVINCULADO DA PROBLEMÁTICA ACADÊMICA E, EM ÚLTIMA INSTÂN­CIA, DESVINCULADO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA DEVE SER VISTA E INCENTIVADA COMO UM ATO INTRÍNSECO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, NÃO COMO UMA ATIVIDADE ELITIZADA TAL COMO É VEICULADA PELOS MITOS ACADÊMICOS.


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DOI: https://doi.org/10.5902/231654648520



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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