Análise Bidimen¬ sional da Ginga na Capoeira
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648434Resumo
Utilizando-se o método da cinematografia bidimensional, foi possível obter dados sobre o deslocamento do centro de gravidade, bem como observar o comportamento da velocidade do centro de gravidade durante a execução de um ciclo do movimento na ginga da capoeira. A amostra intencional foi constituída de quatro atletas do sexo masculino, com bom nível de experiência. Neste estudo observou-se que as trajetórias descritas pelo deslocamento do centro de gravidade apresentaram-se padrão para os sujeitos da amostra. O deslocamento do centro de gravidade em relação ao plano XZ (plano transversal), apresentou uma configuração em forma de Ferradura. Alturas máximas no deslocamento do centro de gravidade foram encontradas freqüentemente na metade das fases do movimento. As alturas mínimas,
relacionadas com velocidades muito baixas, próximas de zero, foram observadas no momento em que o corpo retornava à frente, nas fases de duplo apoio (segunda e quarta fases). As velocidades máximas do deslocamento do centro de gravidade encontradas no ciclo não ultrapassaram 2.00m/s, e as velocidades mínimas situaram-se no limite próximo de 0.0 lm/s, no movimento da ginga na capoeira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.