Equilíbrio energético em escolares de 15 a 18 anos, do colégio Santa Maria

Autores

  • Eliane Zenir kratz Correa

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654648349

Resumo

O equilíbrio energético é obtido através das diferenças entre as mensurações da ingesta calórica e do gasto energético. O alimento é a fonte energética do homem e cada indivíduo possui necessidades energéticas distintas. Baseando-se nesta consideração, o estudo teve como objetivo diagnosticar nos escolares de ambos os sexos, de 15 a 18 anos, do Colégio Santa Maria, se estes encontram-se em equilíbrio energético. A amostra foi composta por 66 escolares, de ambos os sexos, sendo que a ingestão calórica foi mensurada através de um questionário de registro alimentar, que foi preenchido em 3 dias da semana alternados, onde um dos três dias deveria ser sábado ou domingo. Para avaliar o gasto energético, utilizou-se um questionário de, (Montoye, Christian, Nagle e Levin, 1988) para uma semana típica de atividades, considerando as 168 horas. Após a coleta de dados, utilizou-se a estatística descritiva para determinar os graus médios de ingesta calórica e gasto energético dos escolares. Empregou-se o Teste “t” de Student para amostras inde­pendentes na comparação entre os sexos com referência ao peso corpo­ral, estatura, ingesta calórica e gasto energético, e o teste “t” de Student para amostras dependentes na comparação entre ingesta calórica e gasto energético dentro do sexo. Neste estudo, pode-se verificar que existem diferenças significativas entre os resultados médios de ingesta calórica e gasto energético em escolares do sexo masculino com idade de 18 anos. Não foram obtidas diferenças estatisticamente significativas, ao nível de p < 0,05 entre os resultados médios de ingesta calórica e gasto energético em escolares masculinos de 15, 16 e 17 anos, bem como em escolares

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Publicado

25-03-2013

Como Citar

Correa, E. Z. kratz. (2013). Equilíbrio energético em escolares de 15 a 18 anos, do colégio Santa Maria. Kinesis, (13). https://doi.org/10.5902/231654648349

Edição

Seção

Artigos originais