EFEITOS DE UM PROGRAMA LUDO-MOTIVADO NO DESENVOLVIMENTO PERCEPTIVO MOTOR DE CRIANÇAS COM DÉFICITS MENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648188Abstract
RESUMO
O objetivo desta pesquisa foi verificar os efeitos de um programa de auto- estimulação ludo-motivado, aplicado em um grupo amostrai, constituído por crianças com Síndrome de Down e Paralisia Cerebral, a fim de avaliar proficiência motora. Essas crianças de ambos os sexos, com idade cronológica entre 6 e 11 anos, freqüentam uma Escola Especial, na cidade de Juiz de Fora, MG. O programa, estruturado em experiências perceptivo-motoras, estimula os sentidos tátil-cinestésico, o visual e auditivo, com vista ao desenvolvimento do esquema corporal, da percepção do corpo no espaço, das noções de forma, cor e tamanho. Para tanto, optou-se pelo delineamento quase-experimental. O Instrumento utilizado, para atender aos objetivos propostos, foi o Teste de Proficiência Motora de Bruininks e Oseretsky (1978). As conclusões do estudo apontaram para evidência de que a diferença entre o pré e o pós teste reforça a importância do rompimento com a metodologia tradicional de ensino tanto no que se refere ao papel do educador como na forma de encarar as limitações do aluno. Procurou-se levantar a problemática da deficiência dentro de uma abordagem de experiência mediatizada de aprendizagem, contribuindo, assim para sensibilizar a sociedade sobre a importância da Educação Física, voltada para crianças com necessidades especiais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.