EFEITOS DE UM PROGRAMA LUDO-MOTIVADO NO DESENVOLVIMENTO PERCEPTIVO MOTOR DE CRIANÇAS COM DÉFICITS MENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648188Resumo
RESUMO
O objetivo desta pesquisa foi verificar os efeitos de um programa de auto- estimulação ludo-motivado, aplicado em um grupo amostrai, constituído por crianças com Síndrome de Down e Paralisia Cerebral, a fim de avaliar proficiência motora. Essas crianças de ambos os sexos, com idade cronológica entre 6 e 11 anos, freqüentam uma Escola Especial, na cidade de Juiz de Fora, MG. O programa, estruturado em experiências perceptivo-motoras, estimula os sentidos tátil-cinestésico, o visual e auditivo, com vista ao desenvolvimento do esquema corporal, da percepção do corpo no espaço, das noções de forma, cor e tamanho. Para tanto, optou-se pelo delineamento quase-experimental. O Instrumento utilizado, para atender aos objetivos propostos, foi o Teste de Proficiência Motora de Bruininks e Oseretsky (1978). As conclusões do estudo apontaram para evidência de que a diferença entre o pré e o pós teste reforça a importância do rompimento com a metodologia tradicional de ensino tanto no que se refere ao papel do educador como na forma de encarar as limitações do aluno. Procurou-se levantar a problemática da deficiência dentro de uma abordagem de experiência mediatizada de aprendizagem, contribuindo, assim para sensibilizar a sociedade sobre a importância da Educação Física, voltada para crianças com necessidades especiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.