Visibilidade mediada: personalização e promoções na cobertura de futebol1
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648013Abstract
Este artigo faz uma reflexão sobre o lugar da cobertura jornalística dos esportes no regime de visibilidade mediada que caracteriza a contemporaneidade. A partir da análise da cobertura do Campeonato Carioca de Futebol de 1999 pelo Extra e da Copa do Mundo de 1998 por O Tempo, de Belo Horizonte, apresento a personalização e as promoções como dois modos operatórios característicos da cobertura de futebol nos jornais dos anos 90 e de longa história no jornalismo esportivo brasileiro. Concluo que esse jornalismo contribui para a profusão de imagens destituídas de necessidade que é preciso re-significar para construir sentidos no mundo contemporâneo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.


