As propostas de ensio-aprendizagem de autores nacionais na iniciação da natação
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654646867Resumo
Este estudo trata de analisar propostas, de autores brasileiros na década de 90, no ensino aprendizagem na natação, para crianças. Desenvolveu-se o estudoadotado três aspectos fundamentais, que são a familiarização ao meio liquido, métodos de ensino e programa. utilizou-se as obras de Velasco (1997), Santos91996), netto91996), Gomes (1995) e braz(1997). em relação ao aspecto familiarização constatou-se que dois destesautores adapataram a criança da mesma forma, buscando equilibrio emocional e padrões básicos de movimento no que diz respeito a imersão, flutuação e propulsão. Já um terceiro autor nesta fase se preocupa em aumentar o repertório de gestos corporaise e o quarto autor, procura o dominio do corpo na água, levando a criança à técnica do s nados. No aspecto método de ensio percebeu-se alguns autores o parcial, um deles usando o global e o último fazendo uso do parcial e parcial progressivo. Considerando o aspecto programa de ensio ou a organização de seus conteúdos constatou-se que todos autores seguem o exemplo da escola amercicana, tendo com sequencia o crawl, costas, peito e borboleta, com exceção de um autor que sugere crawl, peito costas e borboleta. Houve a omissão de alguns autores, pois, não contemplaram em suas obras os tr~es aspectos. Ao se considerar as propostas de ensio-aprendizagem, numa visão mais ampla, percebeu-se a unanimidade dos autores ao estimular a busca de segurança no meio-liqudio com visitas a uma evolução gradativa para a técnica dos quatro nadosDownloads
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