RELAÇÃO ENTRE NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E VELOCIDADE DE MARCHA EM IDOSOS CENTENÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546416502Palavras-chave:
Idosos Centenários, Força de Preensão Manual, Atividade Motora.Resumo
O objetivo deste estudo foi relacionar o nível de atividade física com a força de preensão manual e velocidade de marcha de idosos centenários. A pesquisa descritiva correlacional, envolveu 21 idosos centenários, com média de idade de 101,8 ± 2,1 anos,residentes em Florianópolis, SC, Brasil, em 2011. Foram avaliadas as seguintes variáveis: nível de atividade física, velocidade da marcha, composição corporal e força de preensão manual. Encontrou-se relação significativa apenas entre o número de passos e a velocidade da marcha. A partir desse estudo conclui-se que a velocidade da marcha se relaciona com o número de passos realizados, em média, na semana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.