CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E CONDIÇÕES DE SAÚDE DE IDOSAS LONGEVAS INATIVAS FISICAMENTE PARTICIPANTES DE GRUPOS DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS

Rodrigo de Rosso Krug, Marize Amorim Lopes, Giovana Zarpellon Mazo

Resumo


Objetivou-se identificar as características sociodemográficas e as condiçõesde saúde das idosas longevas inativas fisicamente participantes de grupos de convivênciapara idosos de diferentes regiões de Florianópolis-SC. Foram estudadas 173 idosasinativas fisicamente, com 80 anos ou mais, frequentadoras dos grupos de convivência deFlorianópolis-SC. Aplicou-se entrevista estruturada, contendo dados sociodemográficos,condições de saúde e o Questionário Internacional de Atividade Física adaptado para idosos.A média de idade foi 84,9±4,12 anos, sendo a maioria viúva, com baixa escolaridade, católica,caucasiana, aposentada/pensionista, apresenta alguma doença, usa medicamentos e nãopraticavam atividade física moderada ou vigorosa, por pelo menos 10 minutos contínuosdurante uma semana normal, nos quatro domínios do IPAQ. Espera-se que estes resultadosauxiliem no planejamento de estratégias de intervenções que busquem modificações decomportamentos para a adoção de um estilo de vida ativo desta população.

Palavras-chave


Idosas com idade igual ou superior a 80 anos. Características sociodemográficas; Condições de saúde; Nível de atividade física.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2316546415605



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.