EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: BUSCANDO ALUNOS REFLEXIVOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546410163Resumo
Este estudo teve como objetivo oportunizar aos alunos da disciplina de Educação Física a possibilidade de fazê- los refletir sobre a prática pedagógica da aula e a importância da Educação Física em suas vidas, realizando uma ação participativa entre pesquisadores e estagiários da disciplina de Prática de Ensino em Educação Física da UFSM. Esta pesquisa de característica participativa foi desenvolvida na Escola Estadual Padre Rômulo Zanchi no município de Santa Maria-RS. Participaram deste estudo, três estagiários da Prática de Ensino em Educação Física da UFSM e seus respectivos alunos das 4a séries do ensino fundamental. Utilizou-se o processo de observação participante, na qual várias aulas foram observadas, para verificar as ações dos estagiários durante as reflexões com os alunos. Os estagiários utilizaram como método as entrevistas e os questionamentos para incentivar os alunos a refletirem. A avaliação deste estudo permite concluir que foi possibilitado um espaço nas aulas de Educação Física para os alunos refletirem sobre a prática pedagógica da aula, sendo que estes refletiram sobre suas próprias ações, que, muitas vezes, são as que geram os problemas que interferem durante a aula, bem como sobre a importância dos conteúdos trabalhados e também a relação destes com suas vidas. Acreditamos que este processo contribuiu para a busca de um pensamento reflexivo e crítico dos alunos, tornando-os mais participativos, responsáveis e sujeitos do processo ensino-aprendizagem. Entretanto, foi difícil avaliar o nível de aprofundamento da reflexão dos alunos, pois este é um processo que deve ser gradativo.Downloads
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