Estudo dos padrões critérios antropométricos utilizados na avaliação do estado nutricional de escolares de Santa Maria, R.S.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546410131Resumo
O objetivo desse trabalho foi investigar os padrões e critérios antropométricos utilizados na avaliação do estado nutricional de crianças que ingressam na rede municipal e estadual de ensino de Santa Maria, R.S. Para tanto, foram estudados 23 escolares do sexo masculino e 28 do sexo feminino. Os escolares foram diagnosticados, conforme os padrões do "NCHS" e de "Santo André Classe IV" utilizando três indicadores nutricionais: peso/idade, estatura/idade e peso/estatura. Os critérios antropométricos utilizados para a avaliação do estado nutricional dos escolares foram os propostos por Gomes(1956), Seoane e Lathan (1971), Waterlow (1977) e Batista Filho (1976). Os padrões de referência utilizados foram os valores correspondentes ao percentil 50 dos padrões citados acima.
Conclui-se que os escolares da amostra estudada, quando colocados na curva de distribuição contínua dos padrões de referência "NCHS" e "Santo André Classe IV", apresentaram diferenças significativas (p< 0.05) nas adequações de peso/idade e estatura/idade. Quanto aos critérios, os resultados indicam diferenças entre os mesmos quanto à classificação nutricional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.