Configurações de violências em “Espinha de Peixe”, de Mari Vieira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797587992

Palavras-chave:

Literatura afro-brasileira, Violência contra a mulher, Memórias, “Espinha de Peixe”, Interseccionalidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as manifestações das violências domésticas desferidas contra a mulher negra e suas reverberações nas memórias dos filhos que presenciam os atos brutais em contexto ficcional. Para tanto, utiliza-se de uma revisão bibliográfica assentada em Davis (2016), hooks (2023), Carneiro (2019); Saffioti (2015), Akotirene (2023); Assmann (2011), Durand (2012) e Le Breton (2016) associada a dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA, 2023) - Atlas da Violência. A condição interseccional da mulher, sobretudo no que concerne aos eixos sociais raça, gênero e classe foi considerada nas análises críticas, assim como, a possibilidade de rememorações de traumas infantis oriundos das violências presenciadas. Foi possível compreender que as violências contra a mulher negra se manifestaram prioritariamente de forma psicológica, física e moral. Observou-se que este fenômeno está constituído no aspecto sócio-histórico que legitima o poder do homem sobre o corpo feminino em uma relação direta com a lógica patriarcal: em especial, no que se refere ao corpo da mulher negra e pobre. Conclui-se, portanto que este fenômeno, quando realizado no âmbito doméstico, na presença dos filhos, resulta em traumas que reverberam na vida adulta por meio de emoções conscientes e/ou inconscientes que, por sua vez, podem transformar-se em atos violentos.

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Biografia do Autor

Ana Raquel de Sousa Lima, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Letras-Literatura (Universidade Federal do Piauí). Possui Mestrado em Letras - Literatura na linha de pesquisa Literatura, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2019). Graduada em Letras- Espanhol (UESPI), Graduada em Letras (UNINTER), atualmente é professora de Língua Espanhola no Instituto Federal do Piauí- IFPI. Especialista em Língua Espanhola na área de conhecimento de Linguística, Letras e Artes. Especialista em Educação: Supervisão - Coordenação Pedagógica e Especialista em Educomunicação e Tecnologia - (UNINTER). Participa do NUEHIS - Núcleo de Estudos Hispânicos (UESPI). Tem experiência em Tutoria e Formação na Educação a Distância tendo atuado no curso de Letras-Espanhol (EAD), na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Cleide Silva de Oliveira, Secretaria Estadual da Educação do Piauí

Doutora (2024) e mestra (2019) em Letras/Literatura pela Universidade Federal do Piauí. Integrante dos Grupos de Pesquisa "Amefricanidades: lugar, diferença e violência" e "Teseu: o labirinto e seu nome" onde realiza estudos e palestras acerca da produção literária de mulheres negras, especificamente, sobre as construções identitárias das protagonistas da contística afro-brasileira. Atualmente é professora da Secretaria Estadual da Educação do Piauí. Realiza pesquisas na área das literaturas contemporâneas escritas por mulheres afro-brasileiras, além das relações étnico-raciais e interseccionalidades presentes nessas obras, sobretudo no que tange às infâncias negras.

Margareth Torres de Alencar Costa, Universidade Estadual do Piau

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco em Teoria Literária (2013) Mestre em Letras - Teoria Literária- pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Buenos Aires. Possui graduação em letras - ( Português e Inglês) pela Universidade Federal do Piauí (1982-1988), Bacharelado em Serviço Social - Universidade Federal do Piauí (1992), graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS ESPANHOL pela Universidade Estadual do Piauí (2012),Atualmente é: professora Dedicação excluisva do CCHL-UESPI, professora do quadro permanente dos Programas de Pós-graduação Strictu Sensu dos PPGS: UESPI E UFPI .Líder do Núcleo de Estudos Hispânicos-NUEHIS - CCHL da Universidade Estadual do Piauí e coordenadora do Curso de espanhol- NINFIL-CEAD-UFPI, linha de pesquisa em Literatura , História e Memória. Professora Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literaturas de Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, história e memória, gênero, recepção e Escrita de si (autobiografia, autoficção, Memória, Testemunho, literatura do trauma e violência). É membro do GT ANPOLL - RELAÇÕES LITERÁRIAS INTERAMERICANAS: Filiações e afiliações - elaborações discursivas e imagéticas dos legados familiares, étnicos e nacionais e membro do Projeto Ubacity coordenado pela doutora Susana Beatriz Cella- UBA.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Lima, A. R. de S., Oliveira, C. S. de, & Costa, M. T. de A. (2024). Configurações de violências em “Espinha de Peixe”, de Mari Vieira. InterAção, 15(3), e87992. https://doi.org/10.5902/2357797587992