Colonialismo e decolonialidade: perspectivas para o ensino de História indígena

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https://doi.org/10.5902/2357797593009

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Colonialidade, Decolonialidade, Ensino de História

Abstract

O presente texto destaca as relações de poder e opressão resultantes da colonialidade ao longo da história, a importância de superar a dominação eurocêntrica e promover diferentes formas de conhecimento e ensino da história. Apresenta reflexões de Aníbal Quijano e Aimé Césaire sobre a colonialidade do poder e a crítica à colonização. Discute a influência da Escola dos Annales e a cultura da memória. Aborda como o ensino de História é influenciado pelas expectativas da sociedade e pelos interesses das classes dominantes e como os livros didáticos podem ser afetados por interesses editoriais e comerciais, apesar das transformações no ensino nos anos 1980, visando resgatar o papel ativo dos alunos na construção do conhecimento histórico. A História eurocentrada e positivista prevaleceu por muito tempo, valorizando a cultura europeia e subjugando a história local e os povos nativos. Este texto não busca oferecer uma resposta definitiva, mas sim apresentar diferentes abordagens e possibilidades metodológicas para o ensino da História Indígena.

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Biografie autore

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás; Professor, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, TO, Brasil.

Wendeandro Aires Alves, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em História das Populações Amazônica pela Universidade Federal do Tocantins; Professor, Prefeitura Municipal, Ipueiras, CE, Brasil.

Renan Marques Birro, Universidade de Pernambuco

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo; Professor, Universidade de Pernambuco, Nazaré da Mata, PE, Brasil.

Gustavo Uchôas Guimarães, Universidad Del Sol

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol; Professor, Escola Estadual Brasilino Alves Pereira, Escola Estadual Professora Norma de Brito Piedade Martins, Elói Mendes, MG, Brasil.

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Pubblicato

2025-09-30

Come citare

Coelho, G. L. S., Alves, W. A., Birro, R. M., & Guimarães, G. U. (2025). Colonialismo e decolonialidade: perspectivas para o ensino de História indígena. InterAção, 16(4), e93009. https://doi.org/10.5902/2357797593009

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