Colonialismo e decolonialidade: perspectivas para o ensino de História indígena
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797593009Parole chiave:
Colonialidade, Decolonialidade, Ensino de HistóriaAbstract
O presente texto destaca as relações de poder e opressão resultantes da colonialidade ao longo da história, a importância de superar a dominação eurocêntrica e promover diferentes formas de conhecimento e ensino da história. Apresenta reflexões de Aníbal Quijano e Aimé Césaire sobre a colonialidade do poder e a crítica à colonização. Discute a influência da Escola dos Annales e a cultura da memória. Aborda como o ensino de História é influenciado pelas expectativas da sociedade e pelos interesses das classes dominantes e como os livros didáticos podem ser afetados por interesses editoriais e comerciais, apesar das transformações no ensino nos anos 1980, visando resgatar o papel ativo dos alunos na construção do conhecimento histórico. A História eurocentrada e positivista prevaleceu por muito tempo, valorizando a cultura europeia e subjugando a história local e os povos nativos. Este texto não busca oferecer uma resposta definitiva, mas sim apresentar diferentes abordagens e possibilidades metodológicas para o ensino da História Indígena.
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