A formação continuada de professores como objeto de pesquisa no Brasil e em Portugal: estado do conhecimento
DOI :
https://doi.org/10.5902/2357797587558Mots-clés :
Formação continuada, Produção do conhecimento, Brasil, Portugal, Estado do conhecimentoRésumé
Este artigo tem como objetivo mapear e analisar as teses publicadas no Brasil e em Portugal sobre a Formação Continuada de Professores diante das suas interfaces e dos seus aspectos teóricos e metodológicos. Para tal propósito, realizou-se uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento que considerou as teses publicadas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES (Brasil) e no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Portugal) no período de 2018 a 2023. A análise dos resumos demonstrou fragilidades na construção e apresentação, dificultando a compreensão detalhada das metodologias de pesquisa. Identificaram-se também convergências e similitudes entre as teses produzidas nos dois países acerca dos aspectos teórico-metodológicos, a capilaridade do tema em diferentes programas de pós-graduação e a confluência com subtemas/temáticas contemporâneas. Infere-se, a partir do conjunto dos dados obtidos, a existência das ressonâncias entre as teses produzidas e analisadas, em que a formação continuada de professores enquanto objeto de investigação sob diferentes perspectivas: i) a partir de programas/projetos propostos e desenvolvidos pelos pesquisadores; ii) a partir da investigação de programas/projetos de formação dos quais os sujeitos da pesquisa já tenham participado, mas que não foram propostos e desenvolvidos pelos pesquisadores; iii) a partir de pesquisas que a consideram como um campo de conhecimento, incumbindo-se mais de discussões teóricas e críticas; e iv) nas situações em que as pesquisas são realizadas expressivamente com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando-se da análise de conteúdo como método para análise de dados.
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