A formação continuada de professores como objeto de pesquisa no Brasil e em Portugal: estado do conhecimento

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/2357797587558

Mots-clés :

Formação continuada, Produção do conhecimento, Brasil, Portugal, Estado do conhecimento

Résumé

Este artigo tem como objetivo mapear e analisar as teses publicadas no Brasil e em Portugal sobre a Formação Continuada de Professores diante das suas interfaces e dos seus aspectos teóricos e metodológicos. Para tal propósito, realizou-se uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento que considerou as teses publicadas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES (Brasil) e no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Portugal) no período de 2018 a 2023. A análise dos resumos demonstrou fragilidades na construção e apresentação, dificultando a compreensão detalhada das metodologias de pesquisa. Identificaram-se também convergências e similitudes entre as teses produzidas nos dois países acerca dos aspectos teórico-metodológicos, a capilaridade do tema em diferentes programas de pós-graduação e a confluência com subtemas/temáticas contemporâneas. Infere-se, a partir do conjunto dos dados obtidos, a existência das ressonâncias entre as teses produzidas e analisadas, em que a formação continuada de professores enquanto objeto de investigação sob diferentes perspectivas: i) a partir de programas/projetos propostos e desenvolvidos pelos pesquisadores; ii) a partir da investigação de programas/projetos de formação dos quais os sujeitos da pesquisa já tenham participado, mas que não foram propostos e desenvolvidos pelos pesquisadores; iii) a partir de pesquisas que a consideram como um campo de conhecimento, incumbindo-se mais de discussões teóricas e críticas; e iv) nas situações em que as pesquisas são realizadas expressivamente com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando-se da análise de conteúdo como método para análise de dados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Paulo Roberto Dalla Valle, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná - UNICS (2005), Especialização em Ação Interdisciplinar e os Paradigmas Atuais da Educação com Ênfase em Educação Física Escolar - UNIFACVEST (2006), Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2023), Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, (2020), Doutorando em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Joaçaba na linha de processos Educativos (2021...), Pesquisador do grupo de Pesquisas Formação Docente e Práticas de Ensino, sedidado no PPGED da UNOESC. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologias e Formação de Professores (ITECFOP).Pesquisador do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GIEPES, sediado no FE da Unicamp. Pesquisador da da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Educação Superior sediado no PPGED da UFSM. Servidor do magistério público estadual de Santa Catarina, lotado na Coordenadoria Regional de Educação de Seara. Tem experiência nas áreas Esporte e Educação, com ênfase em Educação, Educação Especial, atuando principalmente no seguinte tema: Educação, educação física, contexto escolar, formação continuada, administração e gestão em educação e esporte, educação especial, organização de eventos esportivos

Jacques de Lima Ferreira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Realizou Estágio de Pós-Doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto - Portugal e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde - Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência na Educação, com ênfase no Ensino Superior Presencial e a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente e Coordenação Pedagógica. Foi professor das Licenciaturas (Pedagogia, Educação Física) e Coordenador da Licenciatura em Pedagogia. Desenvolve Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores, Tecnologias e Inovação na Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores em diferentes níveis de Ensino e Modalidades da Educação, Metodologias Inovadoras na Educação e Educação a Distância. Atualmente, é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Processos Educativos da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Formação de Professores (ITECFOP)

Références

A3ES – AGÊNCIA DE AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. O que é a A3ES. Disponível em: https://a3es.pt/pt/o-que-e-a3es. Acesso em: 13 fev. 2024.

ALARCÃO, I. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In: ALARCÃO, I. et al. Formação Reflexiva de Professores – Estratégias de Supervisão. Porto Editora, 1996.

ALMEIDA, L.; LEITE, C.; SANTIAGO, E. Um olhar sobre as políticas curriculares para formação de professores no Brasil e em Portugal na transição do século XX para o XXI. Revista Lusófona de Educação, v. 23, p. 119-135, 2013. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/3357. Acesso em: 15 dez. 2023.

ALVARADO-PRADA, L. E. Formação Participativa de Docentes em Serviço. Taubaté: Cabral Editora Universitária, 1997.

ALVARADO-PRADA, L. E.; FREITAS, C. T.; FREITAS, A. C. Formação de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 30, p. 367-387, maio/ago. 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416x2010000200009&script=sci_abstract. Acesso em: 15 dez. 2023.

ALVES, M. G.; AZEVEDO, N. R. Investigar em educação: desafios da construção do conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado. Óbidos: Várzea da Rainha Impressores, 2010.

ANDALÓ, C. S. de A. Fala, professora! repensando o aperfeiçoamento docente. Petrópolis: Vozes, 1995.

ANDRÉ, M. E. D. A. A pesquisa sobre formação de professores no Brasil – 1990–1998. In: CANDAU, Vera M. (Org.). Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001b. p. 83-100.

ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, 2001a.

ANDRÉ, M. E. D. A. Formação de professores: a constituição de um campo de estudo. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.

ANDRÉ, M. E. D. A.; ENS, R. T.; ANDRADE, D. F. A pesquisa sobre formação de professores na região centro-oeste – 2002. In: EPECO – ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 7. Goiânia, 2003. Anais [...] Goiânia: Ed. UFGO, 2003.

ANDRÉ, M. E. D. A.; SIMÕES, R. H. S.; CARVALHO, J. M.; BRZEZINSKI, I. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 301-309, dez. 1999. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001068875. Acesso em: 15 dez. 2023.

ARAÚJO, C. M. de; ARAÚJO, E. M.; SILVA, R. D. Para pensar sobre a formação continuada de professores é imprescindível uma teoria de formação humana. Cadernos Cedes, Campinas, v. 35, p. 57-73 e 95, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/x5WwX3kwZbYvTNKnbvhhgBb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 dez. 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BOAVINDA, J.; AMADO, J. Ciências da Educação, epistemologia, identidade e perspectivas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006.

BRAGANÇA, I. F. de S. A formação como “tessitura da intriga”: diálogos entre Brasil e Portugal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, n. 235, p. 579-593, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/8CgFHvR6WCwqZCfYgVXWMTQ/?lang=ptt. Acesso em: 18 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Sucupira. Programas de Pós-Graduação. Disponível em: https://sucupira-v2.capes.gov.br/sucupira4/. Acesso em: 2 fev. 2024.

CANÁRIO, R. A Escola: o lugar onde os professores aprendem. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 6, p. 9-27, 1991.

CANDAU, V. M. F. Formação Continuada de Professores: tendências atuais. In: REALI, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. (Orgs.). Formação de Professores: Tendências Atuais. São Carlos: EdUFScar, 1996.

CAPORALE, S. M. M.; SARMENTO, T. J. Cruzar o mar na formação e na ação: narrativas de professores portugueses e brasileiros. Horizontes, v. 33, n. 1, p. 9-18, jan./jun. 2015. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/171. Acesso em: 17 dez. 2023.

COLARES, M. L. I. S.; BRYAN, N. A. P. Formação continuada e gestão democrática: desafios para gestores do interior da Amazônia. ETD – Educação Temática Digital, v. 16, n. 1, p. 174-191, 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1676-25922014000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 dez. 2023.

CRUSOÉ, N. M. de C.; SÁ, P. Apresentação do dossiê temático Pesquisa em educação: abordagens em Portugal e Brasil. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 1-16, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9451. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9451. Acesso em: 17 dez. 2023.

DAVIS, C. L. F.; NUNES, M. M. R.; ALMEIDA, P. C. A. de; SILVA, A. P. F.; SOUZA, J. C. de. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades

e das práticas em estados e municípios brasileiros. São Paulo: Fundação Carlos Chagas,

Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/article/view/2452. Acesso em: 17 dez. 2023.

DAVIS, C. L. F.; NUNES, M. M. R.; ALMEIDA, P. C. A. de; SILVA, A. P. F.; SOUZA, J. C. de. Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil. Cadernos de pesquisa, v. 41, n. 144, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/SNBCM39pHTJNyrJLqjmM4vD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 dez. 2023.

DOURADO, L. F. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica: concepções e desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 299-324, abr./jan. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hBsH9krxptsF3Fzc8vSLDzr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 dez. 2023.

ESTEVES, M.; RODRIGUES, A. Análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto Editora, 1993.

FELÍCIO, H. M. dos S. Formação de professores em Brasil e Portugal: revisão de literatura na perspectiva do diálogo luso-brasileiro. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 12, n. 28, p. 489-505, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1008. Acesso em: 5 jan. 2024.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da Arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em:

https://docente.ifrn.edu.br/albinonunes/disciplinas/pesquisa-em-ensino-pos.0242-posensino/ferreira-n.-s.-a.-as-pesquisas-denominadas-201cestado-da-arte201d.-educacao-sociedade-v.-23-n.-79-p.-257-272-2002/view. Acesso em: 17 dez. 2023.

FERREIRA, N. S. de A. Pesquisas intituladas estado da arte: em foco. Rev. Int. de Pesq. Em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), Itapetininga, v. 2, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/524. Acesso em: 17 dez. 2023.

FERREIRA, N. S. C.; PACHECO, J. A. As políticas de formação de pesquisadores: análise comparativa (Portugal–Brasil) em contextos de programas de pós-graduação. Ensaio. Aval. Pol. publica Educ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 65, p. 719-728, out./dez. 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362009000400009. Acesso em: 15 dez. 2023.

FORMOSINHO, J. M. Formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidades de Aveiro, 1991.

FORMOSINHO, J. M.; ARAÚJO, J. M. Formação contínua de professores em Portugal (1992–2011) – os efeitos de um sistema de formação. Educere et Educere – Revista de Educação, v. 6, n. 11, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare. Acesso em: 15 dez. 2023.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, [S. l], v. 13, n. 37, p. 57-70, jan./abr. 2008.

GATTI, B. A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores, v. 1, n. 1, maio 2019.

GATTI, B. A.; ANDRÉ, M. E. D. A. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 29-38.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de Sá; ANDRÉ, M. E. D. A.; ALMEIDA, P. C. A. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GONÇALVES, T. N. R. Investigar em educação: fundamentos e dimensões da investigação qualitativa. In: ALVES, M. G; AZEVEDO, N. R. Investigar em educação: desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado. Óbidos: Várzea da Rainha Impressores, 2010.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2022. Brasília, DF: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/22827-censo-demografico-2022.html. Acesso em: 18 dez. 2023.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MARIN, A. J. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos Cedes, Campinas, n. 36, 1. ed., 1995.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014. 407 p.

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, v. 40, n. 1, p. 101-116, 2015. DOI: 10.5902/1984644415822. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 15 dez. 2023.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 15 dez. 2023.

MOROSINI, M. C.; NASCIMENTO, L. M. do; NEZ, E. de. Estado de conhecimento: a metodologia na prática. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 55, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4946. Acesso em: 15 dez. 2023.

MORICONI, M. G. (Org.). Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2017.

NÓVOA, A. Concepções e práticas de formação contínua de professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Universidade de Aveiro: Tipave Indústrias Gráficas, 1991. p. 15-38.

NÓVOA, A. Para uma análise das instituições escolares. In: NÓVOA, A. (Org.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, A. Escolas e professores proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022. 116p.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 dez. 2023.

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação e realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/. Acesso em: 16 dez. 2023.

NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista educacion, s/p, 2009. Disponível em: https://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/dam/jcr:31ae829a-c8aa-48bd-9e13-32598dfe62d9/re35009por-pdf.pdf. Acesso em: 16 dez. 2023.

NÓVOA, A. Professores: libertar o futuro. 1. ed. São Paulo: Diálogos Embalados, 2023. 140 p.

NÓVOA, A. Profissão: Professor. Reflexões Históricas e Sociológicas, Análise Psicológica, 1-2-3 (VII), p. 435-456, 1989.

PEDROSO, R. de J. Perspectiva crítico-reflexiva na formação continuada de professores de educação básica: trabalho de formação continuada realizado no município de Telêmaco-Borba-PR. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 1998.

PIRES, G. R. O.; MOGARRO, M. J. Formação Continuada de Professores: Brasil e Portugal. Journal of Research in Special Educational Needs, s1, v. 16, p. 510-514, 2016. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12180. Acesso em: 27 dez. 2023.

PORTUGAL. Assembleia da República. Lei de Bases do Sistema Educativo: processo legislativo. Lisboa: Assembleia da República, 1986. Disponível em: Disponível em: www.dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/lei_bases_do_sistema_educativo_46_86.pdf . Acesso em: 13 fev. 2024.

PORTUGAL. Instituto Nacional de Estatística. Censos 2021. 2021. Disponível em: https://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpgid=censos21_main&xpid=CENSOS21&xlang=pt. Acesso em: 13 fev. 2024.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez., 2006. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416x2006000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 16 dez. 2023.

ROSSI, F.; HUNGER, D. A. C. F. A formação continuada sob análise do professor escolar. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

SILVA, C. S. R. da; FRADE, I. C. A. da. Formação de professores em serviço. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 3, n. 13, 1997.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissi-onal. 17.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Téléchargements

Publiée

2024-11-05

Comment citer

Valle, P. R. D., & Ferreira, J. de L. (2024). A formação continuada de professores como objeto de pesquisa no Brasil e em Portugal: estado do conhecimento . Revista InterAção, 15(3), e87558. https://doi.org/10.5902/2357797587558