Feridas do corpo e/ou chagas da alma? A corporeidade digital enquanto figuração do pecado em <i>Dante’s Inferno</i> (2010)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797587664Palabras clave:
Dante Alighieri, Divina Comédia, Dante’s Inferno, Figura, Corporeidade digitalResumen
O presente artigo pretende aproveitar o profícuo debate entre o estudo dos jogos (game studies) e neomedievalismo para explorar como os desenvolvedores do jogo digital Dante’s Inferno (2010) recorreram a diferentes recursos visuais e táteis para explorar a corporeidade dos personagens (incluindo de Dante, o protagonista) no Inferno de modo similar aos constructos teológicos típicos do período tardomedieval e da proposta do autor d’A Divina Comédia, Dante Alighieri (1265-1321). Para tanto, recorreremos ao debate em torno da ideia de figura de Auerbach (2021[1944]) e Didi-Huberman (1995), em um esforço de celebrar tanto a agência e o enredo (plot) do protagonista quanto das sombras dos condenados como formas de expressar suas “corporeidades digitais” (considerando a ausência de um corpo físico no Inferno) a partir de uma sofisticada compreensão e emulação da figuração do pecado. Desta feita, o arco narrativo estipula ainda uma construção que forja uma associação entre uma ferida autoinfligida pelo protagonista e sua posterior cura como um processo de depuração dos pecados em vida - procedendo assim uma fortuita aproximação da produção digital com a obra original.
Descargas
Citas
ANSA. Pandemia de coronavírus ofusca primeiro ‘Dantedì’ na Itália. Istoé. Disponível em 25 mar. 20. Acesso em 14 abr. 24.
ARLEN, J.S. Disease and Healing according to the Armenian Christian Tradition. In: POPA, C.-S. (Ed.). Soul and Body Diseases, Remedies and Healing in Middle Eastern Religious Cultures and Traditions. Leiden: Brill, 2023, p.201-222.
AUERBACH, E. Figura. In: ______. São Paulo: Ática, 1997, p.13-62.
AUERBACH, E. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2021.
BIRRO, R. M. “Eu planejo fazer algo como um game de fantasia medieval”: RPG makers e a estética neomedieval em RPG’s digitais. Revista Signum, Londrina, v. 22, n.1, p. 132-159, 2021.
BOURKE, L. The Dark defiles by Richard Morgan. Strange Horizons. Publicado em 13 abr. 15. Disponível em strangehorizons.com Acesso em 14 mar. 24.
CASEY, J. Dante: Inferno. In: ______. After lives: a guide to Heaven, Hell & Purgatory. Oxford: OUP, 2009, p.147-166.
CHAPELAN, A. “Swallowing the red pill”: the coronavirus pandemic and the political imaginary of stigmatized knowledge in the discourse of the far-right. Journal of Transatlantic Studies 19, p.282-312, 2021.
CHAPMAN, A. Digital games as history: how videogames represent the past and offer access to historical practice. London: Routledge, 2016.
CHEN, A.H. Flagellant confraternities and Italian Art, 1260-1610. Amsterdam: AUP, 2018.
CORBETT, G. Dante’s Other-Worldly Surprises and This-Worldly Polemic. In: POLLARD, R.M. (Ed.). Imagining the medieval afterlife. Cambridge: CUP, 2020, p.286-301.
CRUZ MARTÍNEZ, M.A. Playable Histories and Implied Perspectives. A Comparative Analysis on Eurocentric Discourses in Historical Themed Video Games. Dissertação. University of Limerick, 2015.
DANTE ALIGHIERI. A Divina Comédia. 3. vols. São Paulo: Editora 34, 1998.
DIDI-HUBERMAN, G. Confronting Images. Questioning the ends of a certain History of Art. Philadelphia: PSUP, 2009.
DIDI-HUBERMAN, G. Fra Angelico: dissemblance & figuration. Chicago: UCP, 1995.
ECO, U. Travels in hyper reality. San Diego: Harcourt, 1986.
GUERRA, R. Haunted Bodies: Health, Illness and Inner Life in Byzantium. In: POPA, C.-S. (Ed.). Soul and Body Diseases, Remedies and Healing in Middle Eastern Religious Cultures and Traditions. Leiden: Brill, 2023, p.276-309.
HAWRELIAK, J. Multimodal semiotics and rhetoric in videogames. London: Routledge, 2019.
HUISMAN, J.-W.; MARCKMANN, H. I am what I play: participation and reality as content. In: RAESSENS, J.; GOLDSTEIN, J. (Eds.). Handbook of Computer Games. Cambridge: MIT PRESS, 2011, p.389-404.
INGLIS, D. Palimpsests of plague. Translating and Narrativizing Epidemics and Pandemics 1 (1), p.35-64, 2022.
JOOSE, N.P. ‘Unmasking the Craft’: ‘Abd al-Latīf al-Baghdādī’s Views on Alchemy and Alchemists. In: AKASOY, A.; RAVEN, W. (Eds.). Islamic Thought in the Middle Ages: Studies in Text, Transmission and Translation, in Honour of Hans Daiber. Leiden: Brill, 2008, p.301-318.
LEE, A.R.A. The Bianchi of 1399 in Central Italy: making devotion local. Leiden: Brill, 2021.
LEJA, M. Embodying the soul: medicine and religion in Carolingian Europe. Philadelphia: UPP, 2022.
LEMENI, D. Illness, Sainthood, and Spiritual Healing in Early Antique Monasticism. In: POPA, C.-S. (Ed.). Soul and Body Diseases, Remedies and Healing in Middle Eastern Religious Cultures and Traditions. Leiden: Brill, 2023, p.53-85.
MOSER, M. Hope as the main driving force of Humanity in the Grimdark universe of Warhammer 40.000. Kick (2), p.7-12, 2019.
NICHOLSON, H.J. Chronicle of the Third Crusade: a translation of the Itinerarium Peregrinorum et Gesta Regis Ricardi. London: Routledge, 1997.
NITSCHE, Michael. Video Game Spaces: image, play, and structure in 3D Game Worlds. Cambridge: MIT Press, 2008.
PANOFSKY, E. A perspectiva como forma simbólica. Lisboa: Edições 70, 1993.
PIRRO, A.L.P. Performing (during) the Coronavirus Crisis: The Italian Populist Radical Right between National Opposition and Subnational Government. Govern & Opposition 1, First View, p.1-17.
POPA, C.-S. Spiritual Therapy of the Heart Syriac Fathers on a Pure Heart and How to Keep It Free of Disease. In: ______. (Ed.). Soul and Body Diseases, Remedies and Healing in Middle Eastern Religious Cultures and Traditions. Leiden: Brill, 2023, p.170-200.
RILEY-SMITH, J. The First Crusade and the idea of crusading. London: Continuum, 2003.
ROBERTS, A. Get Started in Writing Science Fiction and Fantasy. London: Hachette, 2014.
ROGERI HOVEDENI. Gesta Regis Henrici Secundi Benedicti Abbatis. Ed. William Stubbs, vol. 2. London: Longmans, Green, Reader, and Dyer, 1867.
RUDOLF, S. Physician, Spiritual Healer, or Medicine Man? Medical Science according to Bar Bahlūl. In: POPA, C.-S. (Ed.). Soul and Body Diseases, Remedies and Healing in Middle Eastern Religious Cultures and Traditions. Leiden: Brill, 2023, p.154-169.
SCAFOGLIO, G. Dante's Hercules. In: ALLAN, A.; ANAGNOSTOU-LAOUTIDES, E.; STAFFORD, E. (Eds.). Herakles Inside and Outside the Church. Leiden: Brill, 2019, p.155-175.
SHURGAIA, G. Soul and Body: Diseases, Remedies and Healing in Georgian Hagiography. In: POPA, C.-S. (Ed.). Soul and Body Diseases, Remedies and Healing in Middle Eastern Religious Cultures and Traditions. Leiden: Brill, 2023, p.224-275.
SILVA, M.C. Uma história global antes da globalização? Circulação e espaços conectados na Idade Média. Revista de História (São Paulo) 179, p.1-19, 2020.
SWINK, S. Game feel: a game designer's guide to virtual sensation. Burlington: Morgan Kaufmann, 2009.
TANZELLA-NITTI, G. Scienza e fede al tempo del Coronavirus. Documentazione Interdisciplinare di Scienza & Fede. Disponível em disf.org Acesso em 11 mar. 24.
TARONI, F. Health and Healthcare Policy in Italy since 1861: a comparative approach. Cham: Springer, 2021.
TONG, W.L.; TAN, M.C.C. Vision and Virtuality: the construction of Narrativa Space in Film and Computer Games. In: KING, G.; KRZYWINSKA, T. (Ed.). Screenplay: cinema/videogames/interfaces. London: Wallflower, 2002, p.98-109.
VALENTINE, G. For A Taste Of Grimdark, Visit The 'Land Fit For Heroes'. NPR. Publicado em 25 ja. 15. Disponível em npr.org Acesso em 14 mar. 24.
VISCERAL GAMES. Dante's Inferno. Jogo, 2010. Disponível em https://www.ea.com/games/dantes-inferno Acesso em 01 abr. 24.
WOUNDREYS, J.; MUDDE, C. Victims of the Pandemic? European Far-Right Parties and COVID-19. Nationalities Paper 50 (1), 2020, p.86-103.
ZANOTTI, L.; MELÉNDEZ, C. Italy: the diverging strategies of the populist radical right during the pandemic. In: RINGE, N.; RENNÓ, L. (Ed.). Populists and the pandemic: how populists around the World responded to COVID-19. London: Routledge, 2023, p.105-116.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.