Educação em direitos humanos, linguagem e tecnologia

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797585821

Schlagworte:

Direitos Humanos, Educação, Tecnologias digitais, Linguagem, Violência verbal

Abstract

Este artigo aborda os desafios da educação para os direitos humanos diante do problema da violência verbal nas interações digitais. Seu objetivo é analisar a complexidade da tecnologia e da linguagem em contextos virtuais, propondo alternativas educacionais focadas em empatia e diálogo. O referencial teórico inclui Feenberg, que discute a não neutralidade da tecnologia; Fiorin, que examina a ambiguidade da linguagem; e Rorty, que sugere uma educação sentimental para promover os direitos humanos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que envolve uma análise crítica da tecnologia (Feenberg) e da linguagem (Fiorin), além de uma abordagem de educação em direitos humanos que incorpora a dimensão afetiva, baseada nas ideias de Chust e Rorty. O artigo examina a tensão entre a ambivalência da tecnologia e a ambiguidade da linguagem, reconhecendo o papel das emoções e sentimentos na construção de uma cultura de paz e na promoção dos direitos humanos. Como resultado da análise, propõe-se que a educação sentimental, apoiada por narrativas que despertam empatia, pode ser uma resposta eficaz à violência verbal e à violação dos direitos humanos nos meios digitais. Argumenta-se que tanto a linguagem quanto a tecnologia devem ser utilizadas de forma a favorecer a compreensão, o diálogo e a cooperação, propondo uma abordagem educacional que valoriza a dimensão afetiva e emocional para além da cognitiva, visando formar cidadãos comprometidos com os direitos humanos.

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Autor/innen-Biografie

Luís Cláudio Dallier Saldanha, Universidade Estácio de Sá

Doutor em Educação pela UFSCar (2001), Mestre em Letras pela USP (1995) e Graduado em Letras (UERJ, 1989). Professor Titular da Universidade Estácio de Sá e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UNESA), na Linha de Pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Atua também como Curador Sênior na Edtech EnsineME (YDUQS). Foi Diretor de Ensino de Graduação da YDUQS entre 2018 e 2019, além de Diretor de Serviços Pedagógicos do Grupo Estácio | YDUQS de 2015 até 2019. Tem experiência na área de gestão educacional e atuado como pesquisador principalmente nos seguintes temas: Educação e Tecnologia; Teoria Crítica da Tecnologia; Educação a Distância; Ensino Remoto; Linguagem e mídias digitais; Cultura Judaica.

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Veröffentlicht

2024-08-05

Zitationsvorschlag

Saldanha, L. C. D. (2024). Educação em direitos humanos, linguagem e tecnologia. Revista InterAção, 15(2), e85821. https://doi.org/10.5902/2357797585821