Panorama atual do desenvolvimento da Prática de Ensino e dos Estágios Supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Daniela Frigo Ferraz, Fernanda Aparecida Meglhioratti

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464447432

 

A Prática de Ensino e o Estágio supervisionado constituem elementos primordiais para a formação de professores, uma vez que, permitem ao aluno a inserção no contexto da Escola de Educação Básica e possibilitam uma reflexão sobre a prática e a profissão de maneira teoricamente fundamentada. Considerando a importância da relação entre a teoria e a prática na formação inicial de professores, objetivamos investigar aspectos referentes à Prática de Ensino e ao Estágio Supervisionado no Projeto Político Pedagógico do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Para a realização dessa investigação, foram analisadas as resoluções 031/2003-CEPE, 329/2006-CEPE, 382/2007-CEPE e 191/2009-CEPE referentes ao Projeto Político Pedagógico do referido curso. A análise indicou alterações mais significativas entre a resolução 031/2003-CEPE e a resolução 382/2007-CEPE, sendo que esta última apresentou uma compreensão mais afinada com as diretrizes curriculares nacionais e a literatura específica da área de ensino quanto aos aspectos da Prática de ensino e do Estágio Supervisionado.


Palavras-chave


Considering the importance of the relation between theory and practice in the initial teacher training, we aimed to investigate some aspects related to the teaching practice and the supervised training in the Political Pedagogical Project of the Biolog

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DOI: https://doi.org/10.5902/198464447432

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

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