A Máquina da Edição

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X85571

Palabras clave:

Edição, Livros

Resumen

A resenha apresenta o livro The Content Machine (2013), de Michael Bhaskar. A obra propõe uma teoria da Edição que envolve filtragem, enquadramento e amplificação como ações essenciais ao longo da história da atividade editorial. O livro é detalhado, didático e surpreendente em sua abordagem, oferecendo algo novo mesmo em um campo já explorado por teóricos renomados como Chartier, Thompson e Bourdieu. Bhaskar propõe mudanças na atitude do editor para se adaptar ao ambiente digital, explorando recursos digitais e buscando formas alternativas de monetização. Ele destaca a importância do acesso aberto às publicações e incentiva a cooperação entre pequenas editoras. O livro recebe críticas por focar nos mercados europeu e estadunidense e não mencionar contribuições da América Latina. No geral, é uma leitura útil para estudiosos do mercado editorial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pollyanna de Mattos Moura Vecchio, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Pollyanna de Mattos Moura Vecchio possui licenciatura em Letras (Português/Italiano), mestrado e doutorado em Estudos de Linguagens, na área de Edição e Tecnologias Digitais. Seu foco de pesquisa é a autopublicação em plataformas digitais e a fast-publishing. Tem estudos publicados sobre plataformização do trabalho e da produção cultural, especificamente sobre o impacto da plataforma Amazon Kindle Direct Publishing no mercado editorial brasileiro.

Citas

BHASKAR, Michael. The Content Machine: towards a theory of publishing from the printing press to the digital network. Nova York: Anthem Press, 2013, 217 p. (inédito em português)

BOURDIEU, Pierre. “Uma revolução conservadora na edição”. Trad. Luciana Salazar Salgado e José de Souza Muniz Jr. In: Política e sociedade, vol. 17, n. 39, Florianópolis, 2018.

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

Vecchio, P. de M. M. (2023). A Máquina da Edição. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 3(2). https://doi.org/10.5902/2763938X85571

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.