Dos estudos literários aos estudos de edição: uma trajetória para fugir da disciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X85504

Palavras-chave:

Estudos de Edição, Estudos Editoriais, Mercado Editorial, Pesquisa em Edição

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre a pesquisa em edição a partir das memórias e experiências da pesquisadora e professora colombiana Paula Andrea Marín Colorado, uma das coordenadoras do mestrado em Estudos Editoriais do Instituto Caro y Cuervo, em Bogotá. Marín Colorado narra sua trajetória desde sua formação em Letras até seus atuais estudos e publicações, passando por oportunidades de aprendizagem em estágios de pesquisa em outros países, na relação com pesquisadores mais experientes, no contato próximo com agentes do mercado editorial e com teorias e métodos de outras áreas, como a História e a Sociologia. O texto é um chamado aos estudos de edição e à riqueza da interdisciplinaridade no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Andrea Marín Colorado, Universidade de Antióquia - Colombia

Doutora em literatura. Escritora, pesquisadora e professora nas áreas de literatura e editorial. Atualmente é professora em tempo integral na Faculdade de Comunicações e Filologia da Universidade de Antioquia (Colômbia). É autora dos livros Acercamiento a la novela colombiana de los setenta (2010), La nueva novela colombiana de Evelio Rosero, Tomás González y Antonio Ungar (2013), Novela, autonomía literaria y profesionalización del escritor en Colombia (2017), Un momento en la historia de la edición y de la lectura en Colombia (2017) e Del amor como viaje (2020). Também é coautora e coordenadora acadêmica dos livros Lectores, editores y cultura impresa en Colombia (2018), Ellas editan (2019), La edición del cuento en Colombia en el siglo XX (2022), Oficio: libros (2023) e Aferrarse al mundo: historias de lectoras, lectores y sus bibliotecas (no prelo).

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Marín Colorado, P. A. (2023). Dos estudos literários aos estudos de edição: uma trajetória para fugir da disciplinaridade . Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 3(2). https://doi.org/10.5902/2763938X85504