Sobre a Revista

Foco e Escopo

Gutenberg - Revista de Produção Editorial tem como missão contribuir para a reflexão crítica no campo de estudos que versem da edição à produção editorial, agindo como um espaço de circulação para pesquisa e pensamento científico, em seus aspectos afins que aproximam outros campos de conhecimento convergentes.

Contempla pesquisas teóricas e aplicadas e revisões sistemáticas de literatura. O periódico é direcionado a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação.

Publica estudos científicos inéditos na área da Comunicação Social - com ênfase em Produção Editorial e Editoração - em suas diversas ramificações:

  • Mercado editorial, produção, consumo e recepção de produtos editoriais e publicações independentes;
  • Produções digitais e multiplataforma;
  • Produções audiovisuais;
  • Produção editorial para educação;
  • História das editoras, do livro e da leitura no Brasil;
  • Livros, gêneros literários (ficção, não ficção, didático, infantil, ensaio, etc.), novos formatos (e-book, audiolivro, etc.);
  • Preparação e revisão de textos;
  • Marketing editorial;
  • Design gráfico e editorial, programação visual;
  • Revistas e periódicos científicos;
  • Legislação e ética editorial;
  • Dentre outros temas relacionados, áreas afins e interdisciplinares à produção editorial, seja como disciplina do conhecimento e/ou como campo de atuação profissional.

A Revista Gutenberg aceita submissões em fluxo contínuo e as publica, se aprovadas, em acesso aberto (open access). Aceita trabalhos em português, inglês ou espanhol nas seguintes categorias:

1. Artigos livres: apresenta temas e/ou abordagens científicas originais que contribuam para ampliar o conhecimento na área. Aceita-se, também, artigo de revisão com a análise e a discussão de ideias já publicadas, propiciando um debate entre autores;

2. Ensaios: expõe ideias, reflexões e críticas sobre um tema específico a partir da defesa de uma opinião sem a necessidade de pesquisa empírica;

3. Resenhas: apresenta e analisa criticamente obras publicadas recentemente que interessam ao campo da Produção Editorial;

4. Entrevistas: diálogo entre duas ou mais pessoas cujo(s) entrevistado(s) ou assunto seja de relevância para o campo da Produção Editorial;

5. Relatos de pesquisa ou de produção experimental: resumo expandido das seguintes modalidades: monografia ou projeto experimental de conclusão de curso de graduação; relato de pesquisa na pós-graduação; trabalho de iniciação científica; projeto desenvolvido em disciplinas da graduação ou da pós-graduação; e projeto desenvolvido no âmbito profissional.

Processo de Avaliação pelos Pares

Em um primeiro momento, os trabalhos submetidos são analisados pela equipe editorial da revista.

As submissões passam pela detecção de plágio, com uso do software Spider.

Nesse estágio, denominado pré-avaliação, considera-se: adequação às diretrizes e normas da revista; elaboração do arquivo conforme o template da revista; e relevância à área.

Os trabalhos que passam pela pré-avaliação são enviados para avaliação, a qual é realizada por pelo menos dois pareceristas ad hoc, duplo cego, de acordo com suas especialidades, os quais não têm acesso à identidade dos autores. Com base nos pareceres desses avaliadores, o editor responsável decide acerca da publicação do trabalho. Após essa decisão, os autores são notificados do aceite ou da recusa do trabalho, acompanhado pelos pareceres anônimos que justificam a decisão.

A equipe editorial da Revista Gutenberg pode solicitar aos autores alterações nos textos submetidos e pode realizar alterações de ordem formal, ortográfica e/ou gramatical a seu próprio critério, se julgar necessário. Tais alterações, quando realizadas, devem ser feitas na cor verde, para que o avaliador ou autor, possa verificá-las com maior facilidade.

Periodicidade

Publicação contínua, sendo duas edições anuais.

Política de Acesso Livre

A Revista Gutenberg disponibiliza suas publicações em acesso livre (open access), pois segue o princípio de que disponibilizar livre e gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona a democratização do conhecimento.

Acesse também a seção de Declaração de Direitos Autorais. A Atribuição Creative Commons adotada é CC BY NC SA 4.0.

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