Paisagem e cotidiano no ensino de geografia: desafios didáticos e possibilidades práticas em Vitória do Xingu-PA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499474391Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Paisagem, Cotidiano, Vitória do Xingu-PAResumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada junto às turmas de 6° ano do ensino fundamental em Vitória do Xingu, uma das cidades impactadas pela usina hidrelétrica de Belo Monte. O objetivo geral do trabalho foi destacar as mudanças na paisagem pelos alunos a partir de suas percepções cotidianas do espaço vivido. Quanto à metodologia, houve a aplicação de uma prática pedagógica sobre ensino de Geografia, organizada através de: pesquisa teórica e levantamento bibliográfico; aula teórica para reforçar aos alunos conceitos e elementos centrais da proposta didática; e aula expositiva, com a exposição de imagens da cidade de Vitória do Xingu em períodos distintos. Posteriormente, sugeriu-se aos alunos uma produção artística e uma produção escrita a respeito de suas percepções quantos as mudanças na paisagem a partir de seus respectivos espaços. Após a análise das produções realizadas, os resultados sinalizam que a prática pedagógica consegue fazer com que os alunos reflitam não apenas a mudança no visual, na paisagem, mas que além disso conseguem compreender os motivos que levaram a essas transformações. Por outro lado, ressalta-se que é desafiador para o professor propor esse tipo de prática pedagógica, no entanto, os resultados causam inúmeras possibilidades de construção do conhecimento por parte dos alunos, fazendo com que estes compreendam, reflitam e relacionem os objetos de aprendizagem com o seu cotidiano.
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