A garantia do direito à Educação do Campo na Amazônia Paraense a partir do PRONERA: resistência e desafios do curso de Geografia da Terra das Águas e das Florestas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499473629

Palavras-chave:

PRONERA, Educação do Campo, Amazônia Paraense

Resumo

O artigo é resultado da pesquisa qualitativa desenvolvida com estudantes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA – do curso de Geografia da Terra, das Águas e das Florestas “Ulisses Manaças”, no âmbito de estudos pós-doutorais. Analisa-se a repercussão da referida política pública como direito à educação e ao território e seus principais desafios frente ao extermínio do Programa no Governo Bolsonaro. A metodologia utilizada para levantar o perfil dos educandos, a recriação dos territórios camponeses na Amazônia e a repercussão da formação dos educandos deu-se a partir de análise bibliométrica, de pesquisa qualitativa, de questionário semiestruturado e de rodas de conversa. Conclui-se que o curso do PRONERA, a partir dos princípios da Educação do Campo, sobretudo, com a garantia da alternância, possibilita a resistência dos estudantes em seus territórios, com consciência de classe e do modelo de produção em defesa da agroecologia e da agricultura familiar e elevando o nível de consciência contra  a destruição do meio ambiente e do agronegócio que avança sobre a região amazônica provocando a organização dos estudantes em defesa de seus territórios e de sua própria sobrevivência.

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Biografia do Autor

Márcia Mariana Bittencourt Brito, Federal University of Para

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Educação Superior. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Faculdade de Artes Visuais/UFPA e do Programa de Pós Graduação em Artes/ICA. Membro da Rede Universitas/Br.

Adolfo Oliveira Neto, Federal University of Para

Professor da Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), sendo fundador da cadeira 42. Professor Visitante da Universidade de Cardiff, no Reino Unido (2018). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2017), campus de Presidente Prudente. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (2011), graduado em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2010) e em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2007). Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia nos Países Subdesenvolvidos (GPEG/CNPQ). Coordenador do Curso de Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia com Ênfase em Desenvolvimento Territorial Rural, oferecido em parceria entre a UFPA e o INCRA, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Atualmente dedica-se à Questão Agrária e ao Ensino de Geografia com ênfase na educação do campo na Amazônia.

Marcos Cardoso Cardoso, Federal University of Para

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Pará, em parceira com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Tem atuado nos movimentos de defesa e luta dos territórios ribeirinhos em Abaetetuba - PA. Possui Especialização em Geotecnologias Aplicadas Planejamento Ambiental e Desenvolvimento Territorial Rural, pela Universidade Federal do Pará em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Participou e ainda participa de eventos (Palestras e seminarios) Nacionais e Internacionais em defesa da Amazônia e dos direitos socias de populações tradicionais. 

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Brito, M. M. B., Oliveira Neto, A., & Cardoso, M. C. (2023). A garantia do direito à Educação do Campo na Amazônia Paraense a partir do PRONERA: resistência e desafios do curso de Geografia da Terra das Águas e das Florestas. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e11. https://doi.org/10.5902/2236499473629

Edição

Seção

Edição Especial