A aprendizagem significativa no ensino superior: o uso de mapas conceituais na formação do professor de geografia

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499429875

Resumo

O objetivo da pesquisa consiste em verificar se os alunos em formação inicial, do curso de Geografia, da Universidade Estadual de Londrina, localizada no estado do Paraná (Brasil), matriculados no 3º ano (6º semestre) atingem a aprendizagem significativa por meio da construção de mapa conceitual. O mapa conceitual é uma ferramenta que permite ao docente realizar mediação no processo de ensino e de aprendizagem dos seus alunos. Com a construção de mapas conceituais por meio da Teoria da Aprendizagem Significativa, o professor pode preparar e organizar aulas, fazer a avaliação da aprendizagem e ter o feedback acerca da prática docente. O processo de aprendizagem significativa leva em conta o conhecimento prévio do aluno; a disposição para aprender; e, o modo como os conteúdos se ajustam aos problemas de interesse pessoais dos estudantes. No decorrer da disciplina de Metodologia de Pesquisa para o Ensino de Geografia, foi realizada uma oficina sobre mapas conceituais utilizando, como conteúdo exemplificador, a Didática da Geografia. Em grupos os graduandos construíram coletivamente um mapa conceitual referente ao conteúdo ministrado. Por fim, percebeu-se que o mapa conceitual é uma ferramenta que possibilita ao docente realizar de forma facilitadora o processo da aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Ricardo Lopes Fonseca, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Professor Adjunto do Departamento de Geociências, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2015). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2010), Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras pelo Instituto Dimensão (2010), Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica - Uniandrade (2012). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia e em Multiculturalismo (Gepegeom) - CNPQ, Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e práticas em ensino de geografia; inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais; formação inicial de professores de geografia; educação inclusiva; processos de ensino e de aprendizagem.

Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Geografia - Bacaharelado e Licenciatura - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987). Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1992). Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é docente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Na graduação tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia, Ensino de Geografia, Epistemologia, História e Filosofia da Ciência. Na pós-graduação atua nas áreas de Geografia e Educação científica, com ênfase em Epistemologia e História e Filosofia da Ciência, nos níveis de mestrado e doutorado.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Fonseca, R. L., & Salvi, R. F. (2019). A aprendizagem significativa no ensino superior: o uso de mapas conceituais na formação do professor de geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e11. https://doi.org/10.5902/2236499429875

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