REPENSANDO A TIPOLOGIA DE MODELOS EM GEOGRAFIA

Autores

  • Marcelo Augusto Rocha UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - PR
  • Rosana Figueiredo Salvi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499424484

Resumo

O presente estudo tem por objetivo promover a discussão entre profissionais das Geociências a respeito de algumas das especificidades dessa área e da terminologia inerente à Natureza da Ciência, mais especificamente de uma tipologia de modelos para a Ciência Geográfica. A partir dessa primeira análise, é possível uma maior aproximação com os referenciais que tratam dessa temática e, em última instância, contribuir para o aprimoramento de como se ensinam os conceitos vinculados à construção do conhecimento científico na vertente geográfica.

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Biografia do Autor

Marcelo Augusto Rocha, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - PR

Doutor em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL - 2015). Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2009). Graduado em Geografia, modalidade Licenciatura, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP - 2007). Atualmente atua como Docente no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Suas principais linhas de Pesquisa são: Ensino de Geografia; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) vinculadas aos processos de Ensino e de Aprendizagem; Formação de Professores e Saberes Docentes.

Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Geografia - Bacaharelado e Licenciatura - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987). Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1992). Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é docente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Na graduação tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia, Ensino de Geografia, Epistemologia, História e Filosofia da Ciência. Na pós-graduação atua nas áreas de Geografia e Educação científica, com ênfase em Epistemologia e História e Filosofia da Ciência, nos níveis de mestrado e doutorado.

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Rocha, M. A., & Salvi, R. F. (2017). REPENSANDO A TIPOLOGIA DE MODELOS EM GEOGRAFIA. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(2), 146–154. https://doi.org/10.5902/2236499424484

Edição

Seção

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia