REPENSANDO A TIPOLOGIA DE MODELOS EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499424484Abstract
O presente estudo tem por objetivo promover a discussão entre profissionais das Geociências a respeito de algumas das especificidades dessa área e da terminologia inerente à Natureza da Ciência, mais especificamente de uma tipologia de modelos para a Ciência Geográfica. A partir dessa primeira análise, é possível uma maior aproximação com os referenciais que tratam dessa temática e, em última instância, contribuir para o aprimoramento de como se ensinam os conceitos vinculados à construção do conhecimento científico na vertente geográfica.
Downloads
References
ARAMAN, E. M.de O. Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática. 2011. 244f. Tese Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.
BATISTA, I. de L. O ensino de teorias Físicas mediante uma estrutura histórico-filosófica. Ciência e Educação, v. 10, n. 3, p. 461-476, 2004.
______.; SALVI, R. F.; LUCAS, L. B. Modelos Científicos e suas relações com a Epistemologia da Ciência e a Educação Científica. In: Atas do ENPEC, em Campinas, 2011.
CHRISTOFOLETTI, A. A característica da nova geografia. In: ______ (Org.). Perspectivas da Geografia. 2. ed. São Paulo: DIFEL, 1985, p.71-96.
______. Modelagem de Sistemas Ambientais. São Paulo: Edgard Blücher, 1999.
COSTA, F. R. da ; ROCHA, M. M. Geografia: Conceitos e Paradigmas – Apkontamentos Preliminares. Rev. GEOMAE Campo Mourão, v.1, n. 2, p.25-56, 2. Sem. 2010.
FERRAS, R. Les Modèles graphiques en géographie. París: Economica/Reclus, 1993.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998. 457p.
HAGGET, P.; CHORLEY, R.J. (Org.). Modelos Integrados em Geografia. São Paulo: EDUSP/Livro Técnico, 1974, p. 1-22.
HAMPSON, P.J. MORRIS, P.E. Understanding cognition. Cambridge, MA: Blackwell Publishers Inc., 1996, 399 p.
HARVEY, D. Explanation in Geography. London : Edward Arnold, 1969. 521 p.
______. Teorías, Leyes y Modelos en Geografía. Madrid: Alianza, 1983.
HERNÁNDEZ, N. A. El concepto de pre-mapa como herramienta para abordar el análisis espacial. Perspectiva Geográfica. v. 13, p. 55-78. 2008.
HOUAISS, A. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
JUSTI, R. La enseñanza de ciencias basada en la elaboración de modelos. Enseñanza de las Ciências, v. 24, n. 2, p. 173-184, 2006.
MINSHULL, R. An Introduction to Models in Geography. London: Longman, 1975.
MORGAN, M. S.; MORRISON, M. Model as Mediators: perspectives on natural and social science. Cambridge University Press, New York, 1999.
MOREIRA, M. A. Modelos mentais. Investigações em ensino de Ciências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v.1, n.1, abr. 1996.
NÓVOA, Antônio. Concepções e práticas da formação contínua de professores: In: Nóvoa. A. (org.). Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Portugal: Universidade de Aveiro, 1991.
PEET, R; THRIFT, N. (Org.) New Models in Geography: The Political-Economy Perspective. London: Unwin-Hyman, 1989.
PICCOLI NETO, D. O uso de modelos para análise espacial em geografia econômica. In: SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNESP RIO CLARO, 4., 2009, Rio Claro, Anais... 2009, p.438-452. Disponível em: <http://sites.google.com/site/seminarioposgeo/anais> Acesso em: 25/09/2013.
______. New Models. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS Geography – Uma “Geografia Nova” Caminhando Junto Com Uma “Nova Geografia”? 16., 2010, Anais... Porto Alegre, 2010.
RICHARDS, K. Exploring a typology for models in geography. In: Geography Online: v. 5, n. 1, spring 2004.
SALVI, R. F. Análise da Teoria Nos Estudos Geográficos: Um Ensaio Inicial. In: COLÓQUIO BRASILEIRO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO. 1., 2008, Anais... Uberlândia MG. 2008.
SANTOS, M. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 1978.
SCHAEFER, F. Excepcionalismo em Geografia: um estudo metodológico. Tradução J. Mcpherson. Boletim de Geografia Teorética. v. 7, n. 13, p. 5-37, 1977.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Medicas Sul, 1995.
SHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching. In: Educational Researcher, 15(2), 1986, (4-14).
______. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. In: Havard Educational review. v .57, n. 1, p. 1-21, feb. 1987.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.