O índice de desenvolvimento humano (IDH) em aulas de geografia: uma análise de vídeos educativos na internet
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499439136Palabras clave:
Apropriação, Ideologia, Imaginário geográfico, Indicadores sociais, RepresentaçõesResumen
Este artigo traz uma análise do uso e da apropriação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em aulas de Geografia por meio da observação da linguagem espacial utilizada pelos professores em videoaulas publicadas na internet. A metodologia utilizada se fundamenta estudo das representações por análise de conteúdo e análise direta do discurso. Os resultados encontrados demonstram uma importante dimensão a ser melhor compreendida em relação a Geografia e os indicadores sociais que se remete a dimensão da apropriação social, da ideologia e da construção de imaginários geográficos. Observamos processos de ancoragem e objetivação do IDH que se remete a mecanismos de construção simbólica do espaço, relacionados a produção de uma “psicoesfera” (SANTOS, 1996), a “representações sociais do espaço” (BONFIN, 2012) e a “espaços de representações” (LEFEBVRE, 2013) relevantes de serem considerados nos processos de construção do conhecimento geográfico e das práticas pedagógicas em Geografia.
Descargas
Citas
BALL, S. J. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, v. 35, n. 2, 2010.
BALL, S. J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 126, p. 539-564, 2005.
BONFIM, N. R. Representações sociais do espaço e ensino de geografia. IN: BONFIM, NR; ROCHA. LB (Orgs.) As Representações na Geografia. Santa Cruz/BA: Editus/UESC, 2012.
BOURDIEU, P.; A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1996
CARVALHO, L. M. Intensificação e sofisticação dos processos da regulação transnacional em educação: o caso do programa internacional de avaliação de estudantes. Educação & Sociedade, v. 37, n. 136, 2016.
BULEON, P.; DI MÉO, G.. L'espace social: une lecture géographique des sociétés. Armand Colin, 2005
FERNANDES, A. T. Espaço social e suas representações. Revista da Faculdade de Letras: Sociologia, 02, 1992, p. 61, 1992.
GIL FILHO, S. F. Geografia Cultural: estrutura e primado das representações. Espaço e Cultura, n. 19-20, p. 51-59, 2005.
GRIMBERG, D. S.; DORFMAN, A. Imaginação geográfica e análise de notícias como fonte em pesquisas em Geografia. In: HEIDRICH,
A. L. & PIRES, C. L. Z. (orgs.). Abordagens e práticas da pesquisa qualitativa em Geografia e saberes sobre espaço e cultura. Porto Alegre: Editora Letra1, 2016, p. 271-286.
HARVEY, David; A Justiça Social e a Cidade. São Paulo: Hucitec, 1980.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Unesp, 2000.
LEFEBVRE, H. La Presencia y La Ausência: contribuicion a la teoria de las representaciones. México. Fundo de Cultura Econômica, 2006.
LEFEBVRE, H.; La producción del espacio. Madrid: Capitán Swing, 2013.
LINDÓN, A. De las geografías constructivistas a las narrativas de vida espaciales como metodologías geográficas cualitativas. Revista
da ANPEGE, v. 4, n. 04, p. 7-26, 2008.
LYOTARD, J. F. A condição pós-moderna. Lisboa: Gradiva, 2003.
MILLÉO, J. C. A utilização dos indicadores sociais pela geografia: uma análise crítica. Universidade Federal Fluminense. Tese. Dout. Niterói/RJ, 2005.
MILLÉO, J. C.. Geografia e indicadores sociais: buscando o estabelecimento de bases para uma aproximação mais fecunda. GEOgraphia, v. 9, n. 18, 2007.
PELUSO, Marília L. O potencial das representações sociais para a compreensão interdisciplinar da realidade: Geografia e Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia, v. 8, n. 2, p. 321-327, 2003.
RODRIGUES, Z. M. R.. Sistema de Indicadores e desigualdade socioambiental intraurbana de São Luis-MA. 2010. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço (The Nature of Space).São Paulo: Hucitec, 1996.
SCHMID, C.. A teoria da produção do espaço de Henri Lefebvre: em direção a uma dialética tridimensional. GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), n. 32, p. 89-109, 2012.
SIMMEL, G.. Sociology of space. Estudos Avançados, v. 27, n. 79, p. 75-112, 2013.
VIZEU CAMARGO, B.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, 2013.
XAVIER, Roseane. Representação social e ideologia: conceitos intercambiáveis. Psicologia & Sociedade, v. 14, n. 2, p. 18-47, 2002.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Geografia Ensino & Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La revista Geografia – Ensino & Pesquisa retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.