Saber geográfico e educação para cidadania: experiências de uma oficina sobre a questão indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499433581

Palavras-chave:

Cidadania, Cultura, Questão Indígena, Território

Resumo

O artigo objetiva discutir a questão indígena por intermédio de uma oficina realizada para estudantes da disciplina Prática de Ensino I e II do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, assim como indicar textos de autores que podem subsidiar o professor em sua prática docente. Partimos para uma reflexão pautada em questionamentos: por que as sociedades não têm os mesmos traços culturais? Não veem o mundo da mesma maneira? Por que é tão difícil descolar a imagem do índio daquela anunciada no período de contato? Por intermédio da concepção de cultura demonstramos que ela é transmitida por gerações, mas também é ressignificada através do espaço-tempo. Discutir a questão indígena na sala de aula se coloca como desafio para o professor, tendo em vista que estamos lidando com um conteúdo envolto de muitos juízos de valor. Geralmente, eles são reproduzidos via livros didáticos e no próprio imaginário social que se construiu acerca do indígena ao longo do tempo. Nesta perspectiva, território e cultura passam a ser os temas fundamentais para o entendimento da questão indígena no Brasil.

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Biografia do Autor

Amanda Christinne Nascimento Marques, Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB

Professora da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, campus III - Bananeiras e do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos - PPGDH/UFPB. Doutora em Geografia, pelo Núcleo de Pós-Graduação em Geografia-NPGEO da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Mestre em Geografia na linha de pesquisa intitulada: território, trabalho e ambiente, pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) na Universidade Federal da Paraíba. Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba.Membro do grupo de pesquisa do CNPq, GESTAR: Território, Trabalho e Cidadania (UFPB).Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, questão agrária, territorialidade étnica indígena e quilombola, movimentos sociais e geografia do Brasil.

Vivianne de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestra em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela UFPB na linha de pesquisa Intitulada: Territórios, Direitos Humanos e Diversidade, Especialista em Educação em Direitos Humanos pela UFPB - NCDH, Graduada em Licenciatura Plena em Letras Pela UEPB e Graduanda em Ciências Sociais pela UFPB. Integrante pesquisadora do GESTAR - Grupo de Pesquisa em Território, Trabalho e Cidadania. - UFPB. Tem atuado como Professora de Língua Portuguesa e Coordenadora da Área de Linguagens na Implantação do Programa de Educação Cidadã Integral Janela para o Futuro em Unidades de Medida Socioeducativa na Paraíba. Pesquisa os seguintes temas: cultura, identidade, gênero, territorialidade quilombola, Direitos Humanos, movimentos sociais e educação em Direitos Humanos. Possui Experiências com projetos sociais em organizações não governamentais, na gestão pública e intercâmbio de vivências na Guiné Bissau.

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Publicado

2020-01-21

Como Citar

Marques, A. C. N., & Sousa, V. de. (2020). Saber geográfico e educação para cidadania: experiências de uma oficina sobre a questão indígena. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e30. https://doi.org/10.5902/2236499433581