A GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE COMPETENCIAS E HABILIDADES PARA O TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499424948Abstract
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar, o conjunto das seis competências específicas propostas para o ensino da geografia no ensino médio como estratégia para a preparação para o trabalho. Dessas, quatro são postas como capacidade; uma, como domínio, e outra, como estímulo. As habilidades gerais, mais diversificadas, são postas como articulação, reconhecimento, análise, observação, verificação, identificação, compreensão e capacidade. O estudo é uma adaptação de parte do capítulo 8 da tese de doutorado[1] e foi desenvolvido sob a perspectiva da pesquisa documental. A análise das competências, não demonstrou, de forma clara, relação com a preparação básica para o trabalho. Pondera-se que há a necessidade de repensar o ensino da geografia na educação básica, sobretudo, no ensino médio tendo em vista dissipar as fragilidades trazidas do ensino fundamental e ultrapassar a forma generalizante com a qual são tratados os conteúdos dessa disciplina.
[1] Artigo adaptado do capítulo 8 da tese de doutorado Geografia, formação de competências e habilidades para o trabalho: um estudo a partir da LDB e de outros documentos oficiais para o ensino médio.
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