PESQUISA E EDUCAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: UM OLHAR PELA TEORIA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL

José Maria Leite Botelho, Ana Maria de Lima Souza

Resumo


RESUMO: O presente artigo é resultado de uma experiência de pesquisa, planejada como atividade didática, com objetivo de coletar informações sobre o ensino escolar da geografia, a fim de subsidiar a elaboração de projetos para serem realizados pelos acadêmicos no período de estágio supervisionado da disciplina Prática de Ensino de Geografia II, do curso de Geografia, da Universidade Federal de Rondônia. Participaram da pesquisa 109 alunos do ensino médio de uma escola pública na cidade de Porto Velho, Rondônia. O estudo buscou identificar as percepções dos alunos em relação à ciência geográfica, como a percebem no dia a dia, e; suas expectativas em relação à sua aprendizagem. A análise dos dados permitiu observar que os pesquisados apresentaram: a) percepções diferentes sobre o conceito de geografia; b) clareza no entendimento de como a percebem no cotidiano; c) críticas sobre o processo de ensino atual, e; d) perspectivas sobre como gostariam de estudar essa disciplina. O artigo traz reflexões sobre a contribuição da pesquisa, como recurso científico e didático no processo de educação de professores; ressalta a relevância da abordagem da representação social na prática de pesquisa docente como possibilidade de identificação das dificuldades de ensino e de aprendizagem, das distorções na aprendizagem sob a perspectiva do próprio aluno no decorrer do processo de ensino, permitindo a identificação de caminhos para vencê-las. Ressalta também a contribuição dessa abordagem na identificação e análise de questões sociais e de problemas socioambientais, entre outros, e como um recurso indispensável para a melhoria da prática docente.

 

Palavras-chaves: Pesquisa e educação de professores; representação social; ensino de geografia.


[1] Trabalho apresentado na 30.ª Semana de Geografia (2013) da Universidade Federal de Rondônia/UNIR.

[2] Prof. Dr. Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia – UFRO.

jbotelho@unir.br

[3] Prof.ª Drª do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós Graduação – Mestrado em Psicologia – UFRO

ana26souza@gmail.com


Texto completo:

PDF

Referências


Referências

ANDRADE, Manoel C. Geografia, ciência da sociedade. Uma introdução à análise do pensamento geográfico. São Paulo: Atlas, 1987.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: Pequena história crítica. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.

MOREIRA, Ruy. O pensamento geográfico brasileiro: as matrizes clássicas originárias. São Paulo: Contexto, 2008.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construção de Conhecimento. Campinas-SP: Papirus, 1998.

DAMIANI, Amélia Luiza. A geografia e a construção da cidadania. In: CARLOS, Ana Fani A. (org.). Geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

KAERCHER, Nestor André. O gato comeu a Geografia Crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de geografia. In: Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. POSTUSCHKA, Nídia Nacib.; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. (orgs.). 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

KIMURA, Shoko. A Geografia no Ensino Básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

PEREIRA, Diamantino. Geografia Escolar: Uma Questão de Identidade. In: Cadernos

CEDES nº 39. Ensino de Geografia. Campinas-SP: Papirus, 1996.

LEFEBVRE, H. La presencia y la ausência – contribución a la teoria de las representaciones. México, Fondo de Cultura Econômica, 1983.

LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: Pequena história crítica. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.

MOURA, Jeani Delgado Pascoal; ALVES, José. Pressupostos teórico-metodológicos sobre ensino de geografia: elementos para a prática educativa. In: Geografia. Vol. II, n. 2, Jul/Dez. 2002.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artemed, 2000.

SOMMA, Miguel Ligüera. Alguns problemas metodológicos no ensino da geografia. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos, CALLAI, Elena Copetti, SCHÄFFER, Neiva Otero (orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 1999.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Pesquisa e educação de professores. In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (orgs.). Geografia em Perspectiva. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236499420969

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Indexações e Bases Bibliográficas