A GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE COMPETENCIAS E HABILIDADES PARA O TRABALHO

Autores

  • José Maria Leite Botelho Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499424948

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar, o conjunto das seis competências específicas propostas para o ensino da geografia no ensino médio como estratégia para a preparação para o trabalho. Dessas, quatro são postas como capacidade; uma, como domínio, e outra, como estímulo. As habilidades gerais, mais diversificadas, são postas como articulação, reconhecimento, análise, observação, verificação, identificação, compreensão e capacidade. O estudo é uma adaptação de parte do capítulo 8 da tese de doutorado[1] e foi desenvolvido sob a perspectiva da pesquisa documental. A análise das competências, não demonstrou, de forma clara, relação com a preparação básica para o trabalho. Pondera-se que há a necessidade de repensar o ensino da geografia na educação básica, sobretudo, no ensino médio tendo em vista dissipar as fragilidades trazidas do ensino fundamental e ultrapassar a forma generalizante com a qual são tratados os conteúdos dessa disciplina.


[1] Artigo adaptado do capítulo 8 da tese de doutorado Geografia, formação de competências e habilidades para o trabalho: um estudo a partir da LDB e de outros documentos oficiais para o ensino médio.

 

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José Maria Leite Botelho, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

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Geografia/educação

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Botelho, J. M. L. (2017). A GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE COMPETENCIAS E HABILIDADES PARA O TRABALHO. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(3), 74–86. https://doi.org/10.5902/2236499424948