Análise geográfica do risco a processos de dinâmica fluvial na Vila Urlândia, município de Santa Maria/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499488343

Palavras-chave:

Perigo, Vulnerabilidade, Inundação, Alagamento, Erosão de margem

Resumo

A área de estudo localiza-se na Vila Urlândia e parte oeste da Vila Santos, na região administrativa Sul da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os estudos têm como objetivo a cartografia e o zoneamento do risco a ocorrência de processo fluviais que podem causar danos a população. A participação da comunidade através de relatos das situações dos eventos hidrológicos e de erosão de margem, registros fotográficos e de vídeos gravados, informação das recorrências, bem como os demais problemas associados, foi de fundamental importância para a definição do risco a ocorrência de processos fluviais. Para a cartografia da área, foi realizado um ortomosaico da vila com realização de fotografias aéreas obtidas com drone Mavic Air 2, por meio de um aerolevantamento a 150 metros de altura. O grau de risco é definido pela matriz de relação entre o grau de perigo e vulnerabilidade. Os dados apresentados mostram que, na comunidade urbana trabalhada, os processos hidrológicos de alagamentos e inundações/enxurradas são predominantes, mas a possibilidade de destruição de moradias está mais associada ao processo geológico de erosão e solapamento de margens. Ao todo foram identificadas 211 moradias com risco alto e muito alto. A identificação e análise das áreas de risco, é fundamental para que sejam adotadas medidas que minimizem ou evitem danos e/ou perdas de vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Eduardo de Souza Robaina, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Pós-Doutorado na Universidade do Porto, Portugal e na Universidade du Maine, Le Mans/França. Atualmente é professor/pesquisador colaborador do programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, do curso de geografia e do programa de Pós-graduação em geografia e geociências. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq LAGEOLAM organizado em 1995.Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em estudos geomorfológicos, geoambientais e de desastres naturais.

Romário Trentin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrografica, Arenização, Geomorfologia, Uso e Ocupação da Terra, Caracterização Geoambiental e Áreas de Risco.

Andrea Valli Nummer, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Engenharia Civil (Geotecnia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003).Pós Doutorado na Faculdade de Letras -Universidade do Porto, Portugal (2022). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia de Engenharia e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão, movimentos de massa, geologia ambiental e geomorfologia.

Rinaldo Jose Barbosa Pinheiro, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro Civil, com mestrado em Estruturas (1991) e doutorado em Geotecnia (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEC/UFRGS). Professor Titular do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (CT/UFSM) e responsável pelo Setor de Geotecnia do Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC). Professor dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental, responsável pelas disciplinas de Mecânica do Solos e Obras de Terra. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) e responsável pelas disciplinas de Solos, Agregados e Misturas Estabilizadas para Pavimentação e Geotecnia Ambiental. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil nos períodos de 2005-2007 e 2010-2017. Presidente do Núcleo do RS da ABMS nos biênios 2019-2020 e 2021-2022. Bolsista de Produtividade e Pesquisa CNPq de 2016-2021. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Geologia de Engenharia, com ênfase em Geotecnia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização geológica-geotécnica, geotecnia ambiental e pavimentação.

Juliane dos Santos Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2002); Mestrado em Engenharia Civil área: construção civil e preservação ambiental, pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Professora Assistente da Universidade Franciscana de 2009 a 2023, nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Biomédica, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Materiais e Engenharia Civil.Professora substituta na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM de 2021 a 2023.Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil - Universidade Federal de Santa Maria. Início: 1 Semestre/2018.Linha da pesquisa: Geotecnia e Pavimentação.Desenvolvendo projetos na área de Geoprocessamento e Mapeamento Geotécnico.

Antonio Von Ende Dotto, Universidade Federal de Santa Maria

Geógrafo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (2022) e Licenciado em Geografia pela Faculdade Única (2023). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFSM e doutorando na mesma instituição. Integrante do Laboratório de Geologia Ambiental (UFSM) onde são desenvolvidos trabalhos com aplicações em geotecnologias em áreas de modelagem hidrológica, geomorfologia e processos erosivos

Marco Antônio da Rosa Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do grupo de pesquisa do CNPq Laboratório de Geologia Ambiental - LAGEOLAM. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotecnologias e automatizações de processos com técnicas da Visão Computacional e Inteligência Artificial.

Maria Giovanna Torquato Faustino, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do nono semestre em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi participante de projetos de extensão voltados a assentamentos urbanos e vulnerabilidade e, atualmente, desenvolvendo pesquisa a fim de conclusão de curso relacionada à arquitetura de abrigo para situações climáticas extremas.

Referências

ALCÁNTARA-AYALA, I. Geomorphology, natural hazards, vulnerability and prevention of natural disasters in developing countries. Geomorphology, 47, p. 107-124, 2002. DOI: https://doi.org/10.1016/S0169-555X(02)00083-1

BERGER, M. G. Inundações/Alagamentos na área Urbana de Santa Maria associado a ação antrópica e a distribuição das chuvas entre 1980 e 1995. Monografia de Graduação, UFSM, CCNE, Depto de Geociências. 1999. 80p

BRITO, M. M.; WEBER, E. J.; KRIGGER, V. S.; LEITZKE, F. P. Análise dos fatores condicionantes de movimentos de massa no município de Porto Alegre a partir de registros históricos. Revista Brasileira de Cartografia, Monte Carmelo, v. 68, n. 9, p. 1853-1872, 2016. DOI: https://doi.org/10.14393/rbcv68n9-44450

CARDONA, O. D. Indicadores de riesgo de desastre y de gestión de riesgos. Universidad Nacional de Colombia, Manizales. Instituto de Estudios Ambientales. Banco Interamericano de Desarrollo, 2005.

CRISTO, S.S.V.; ROBAINA, L.E.S.; BERGER, M.G. Análise Ambiental da Bacia do Arroio Cadena, Município de Santa Maria – R|S: Vila Urlândia. Publicado na Rev. Ciência e Natura (ISSN 0100-8307). Santa Maria, 22, 2000. DOI: https://doi.org/10.5902/2179460X27117

CUTTER, S. L. The Vulnerability of Science and the Science of Vulnerability. Annals of the Association of American Geographers, v. 93, p.1-12, 2003. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-8306.93101

CUTTER, S.L.; BARNES, L.; BERRY, M.; BURTON, C.; EVANS, E.; TATE, E.; WEBB, J. A place-based model for understanding community resilience to natural disasters. Global Environmental Change Volume 18, Issue 4, October 2008, P. 598-606. DOI: https://doi.org/10.1016/j.gloenvcha.2008.07.013

FERRARI, J. Investigação da morfologia original e antropogênica do Arroio Cadena, Santa Maria-RS. Dissertação. Porto Alegre: IGEO/UFRGS, 2018.

FRANK, B.; BOHN, N. História da gestão do risco e inundações na bacia do Itajaí. In.: MATEDDI, M. A.; LUDWIG, L.; AVILA, M. R. R. (Orgs.) Desastre de 2008+10 no vale do Itajaí: água, gente e política: aprendizados. Blumenau: Edifurb, 2018. p. 117 – 149.

FERNANDEZ, Paulo; MOURATO, Sandra; MOREIRA, Madalena. Social vulnerability assessment of flood risk using GIS-based multicriteria decision analysis. A case study of Vila Nova de Gaia (Portugal). Geomatics, Natural Hazards and Risk, v. 7, n. 4, 2016, p. 1367-1389. DOI: https://doi.org/10.1080/19475705.2015.1052021

GONÇALVES C. D. Desastres Naturais. Algumas Considerações: Vulnerabilidade, Risco e Resiliência. Territorium 19, p. 5-14, 2012. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-7723_19_1

MACIEL FILHO, C. L. Carta Geotécnica de Santa Maria. Imprensa Universitária, Santa Maria: UFSM, 1990. 22p

MARCELINO, E. V.; NUNES, L. H.; KOBIYAMA, M. Mapeamento de risco de desastres naturais do estado de Santa Catarina. Caminhos de Geografia, v. 8, n. 17, p. 72-84, 2006. DOI: https://doi.org/10.14393/RCG71715273

REBELO, F. Um Novo Olhar Sobre os Riscos? O Exemplo das Cheias Rápidas (Flash Floods) em Domínio Mediterrâneo. Territorium, v. 15, p. 7-14, 2008. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-7723_15_1

RECKZIEGEL, B.W.; ROBAINA, L.E.S.; OLIVEIRA, E.L.A. Mapeamento de Áreas de Risco Geomorfológico nas Bacias Hidrográficas dos Arroios Cancela e Sanga do Hospital, Santa Maria-RS. Geografia, Revista do Departamento de Geociências, v. 14, n. 1, jan./jun. 2005.

ROBAINA, L.E.S.; BERGER, M.G.; CRISTO, S.S.V.; PAULA, P.M. Análise dos Ambientes Urbanos de Risco do Município de Santa Maria – RS. Publicado na Rev. Ciência e Natura (ISSN 0100-8307). Santa Maria, 23, 2001. DOI: https://doi.org/10.5902/2179460X27129

ROBAINA, L.E.S.; RECKZIEGEL, E.W.; RECKZIEGEL, B.W.; BOMBASSARO, M.G. Hierarquização das Moradias com Risco Geomorfológico Associado ao Arroio Cadena – Santa Maria, RS: Estudo de Caso nas Vilas Oliveira, Lídia e Urlândia. Publicado Geografia, Rio Claro, v. 33, n. 1, jan./abr. 2008.

SANTOS, P.P. ·ZÊZERE, J.L.; PEREIRA, S.; ROCHA, J.; TAVARES, A.O. A Novel Approach to Measuring Spatiotemporal Changes in Social Vulnerability at the Local Level in Portugal. Int J Disaster Risk Sci. 2022. https://doi.org/10.1007/s13753-022-00455-w DOI: https://doi.org/10.1007/s13753-022-00455-w

SPODE, P. L. C.; FARIA, R. M. Indicadores de pobreza e privação social na área urbana de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 36, p. 9-29, 2020.

SPODE, P. L. C. Pobreza e privação social na área urbana de Santa Maria, Rio Grande do Sul: uma análise a partir dos usos do território. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Santa Maria, 2020.

TATE, E. (2013).Uncertainty Analysis for a Social Vulnerability Index. Annals of the Association of American Geographers, v. 103, 526-543. DOI: https://doi.org/10.1080/00045608.2012.700616

TOMINAGA, L. K. Desastres naturais: por que ocorrem? In: TOMINAGA, L. K.; SANTORO, J.; AMARAL, R. (Orgs.). Desastres naturais: conhecer para prevenir. 3. ed. São Paulo: Instituto Geológico, 2015b, p. 11-23.

VOJINOVIĆ, Z., GOLUB, D., WEESAKUL, S., KEERAKAMOLCHAI, W., HIRUNSALEE, S. (2014). Merging Quantitative And Qualitative Analyses For Flood Risk Assessment At Heritage Sites, The Case Of Ayutthaya, Thailand. International Conference on Hydroinformatics, New York City, USA.

Downloads

Publicado

2025-10-21

Como Citar

Robaina, L. E. de S., Trentin, R., Nummer, A. V., Pinheiro, R. J. B., Pinto, J. dos S., Dotto, A. V. E., Soares, M. A. da R., & Faustino, M. G. T. (2025). Análise geográfica do risco a processos de dinâmica fluvial na Vila Urlândia, município de Santa Maria/RS. Geografia Ensino & Pesquisa, 29. https://doi.org/10.5902/2236499488343

Edição

Seção

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>