Professor Ticolino: ensino de Geografia e racismo em Ituiutaba/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499467398

Palavras-chave:

Geografia, Ituiutaba, Racismo

Resumo

No Brasil muitos indivíduos ao conviverem em sociedade percebem a existência  do racismo nos diferentes ambientes. O racismo pode ser interpretado como uma forma de preconceito e de discriminação baseadas em percepções sociais nas distinções biológicas entre os povos. O artigo trata sobre o ensino de geografia e do racismo a partir da história  de vida do professor Ticolino na cidade de Ituiutaba (MG). Possui como objetivo geral fazer uma discussão sobre a manifestação do racismo presente na sociedade brasileira. Tem como objetivo específico analisar as vivências do professor entrevistado, para compreender as problemáticas raciais envolvidas. A metodologia científica empregada se deu por meio de revisão de literatura bibliográfica acerca das temáticas pesquisadas e por meio da utilização de entrevista, para alcançar suas memórias e analisar sobre o ensino de geografia e o racismo em Ituiutaba (MG).

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Biografia do Autor

Isabôhr Mizza Veloso dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Cientista social. Graduada em Geografia. Mestre em Geografia. Doutoranda em Geografia (IG/UFU).

Adriany de Ávila Melo Sampaio, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Licenciada, Mestre e Doutora em Geografia. Desde 2003 é professora da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, no Instituto de Geografia- IG, e desde 2006 participa do Programa de Pós Graduação em Geografia. Atualmente está como Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia na Perspectiva do Ser Humano Integral - GPEGPSHI. 

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Publicado

2022-09-22

Como Citar

Santos, I. M. V. dos, & Sampaio, A. de Ávila M. (2022). Professor Ticolino: ensino de Geografia e racismo em Ituiutaba/MG. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e21. https://doi.org/10.5902/2236499467398