Pobreza e seletividade espacial no bairro universitário Camobi, Santa Maria, RS: uma análise à partir dos usos do território
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499440108Palavras-chave:
Bairro Camobi, Pobreza urbana, Santa Maria, Seletividade espacial, Uso do territórioResumo
Os usos do território expõem as contradições históricas que se materializam no espaço e permitem a compreensão de determinados fenômenos socioespaciais, como a pobreza urbana, a privação, a seletividade e as desigualdades sociais em geral. Desse modo, o objetivo central deste estudo é pautado na análise dos usos do território urbano do Bairro Camobi, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Para isso, recorreu-se ao levantamento bibliográfico, a legislação urbana e trabalhos de campo. Estes foram utilizados para levantamento de dados, bem como, para construção de acervo fotográfico do bairro em estudo. Somaram-se ao total 10 trabalhos de campo dos anos de 2016 e 2019. Camobi, em tempos atuais, apresenta-se como um bairro heterogêneo, com diversas formas sobrepostas de uso do território, influenciados, principalmente pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Base Aérea de Santa Maria (BASM). Estes determinam a dinâmica espacial do bairro, com a reprodução de condomínios horizontais e edifícios verticais, configurados como espaços de seletividade no bairro. O uso ferroviário, que no passado ocupou papel de destaque, hoje é caracterizado pelas rugosidades que marcam a paisagem da região Norte de Camobi, que denotam áreas de pobreza urbana e privação no bairro.
Downloads
Referências
ALEXANDRIA CONDOMÍNIOS. Portfolio sobre o condomínio Alexandria. A filosofia. Disponível em: http://www.condominioalexandria.com.br/. Acesso em: 22 fev. 2019.
BECKER, E. L. S. Mapeamento das classes de uso do solo urbano no setor norte do Bairro Camobi – Santa Maria – RS: 1966-1992. Trabalho de Graduação, Departamento de Geociências, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, 1996.
COMIN, F. V. Dinâmica espacial e segregação residencial no Bairro Camobi–Santa Maria/RS. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.
COMIN, F. V. Estudo da Expansão Territorial Urbana e do Uso do Solo urbano nas três principais vias do Bairro Camobi - Santa Maria/RS. Trabalho de Graduação. Universidade Federal de Santa Maria/RS, 2008.
DEGRANDI, J. O. Verticalidades e horizontalidades nos usos do território de Santa Maria-RS. Tese de Doutorado, Santa Cruz do Sul. Universidade de Santa Cruz do Sul, 2012.
DIÁRIO DE SANTA MARIA. Construtora que fará condomínio em Camobi reformará escola, posto, parada e o Calçadão. Disponível em: https://diariosm.com.br/notícias/economia/construtora-que-fará-condomínio-em-camobi-reformará-escola-posto-parada-e-o-calçadão-1.2137365. Acesso em: 14 ago. 2019.
.
FARIA, R. M. A territorialização da atenção primária à saúde no Sistema Único de Saúde: perspectiva de adequação aos perfis do território urbano de Pouso Alegre - MG. Campinas, SP, 2012.
IBGE. Censo Demográfico de 2010: Resultados do Universo. Rio de Janeiro: Centro de Documentação e Disseminação de Informações, 2010.
IBGE. Estimativas Populacionais de 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?codmun=0&idtema=130. Acesso em: 20 nov. 2018.
KLARMANN, H. Diagnóstico e Prognóstico do Bairro Camobi – Santa Maria – RS. Departamento de Geociências. UFSM. 1990.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 2000.
PRADO, T. C. S. Formas atuais de exclusão residencial no espaço urbano de Santa Maria – RS: uma análise dos condomínios horizontais fechados e das áreas ocupadas de forma irregular. 2010. 112f. Monografia – Universidade Federal de Santa Maria, 2010.
PRATES, L. O. Esgoto em Camobi: paralisação momentânea de obra foi discutida com a comunidade. Disponível em: https://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/9136-esgoto-em-camobi-paralisacao-momentanea-de-obra-foi-discutida-com-a-comunidade-nesta-segunda. Acesso em: 20 de jun de 2018.
RIZZATTI, M. A Cartografia Escolar e as Inteligências Múltiplas no Ensino de Geografia: Contribuições das Geotecnologias no Ensino Fundamental. Dissertação – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, RS, 2018.
RIZZATTI, M.; CASSOL, R.; BATISTA, N. L.; SPODE, P. L. C. A compreensão do espaço urbano pela distribuição das faixas etárias do Bairro Camobi, Santa Maria, RS. Anais [do] Simpósio Internacional do SELPER, Puerto Iguaçu, Argentina, 2017.
ROCHA, L. H. M. da, O papel de Santa Maria como centro de drenagem da renda fundiária. 1993. 179 p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 1993.
ROCHA, L. H. M. da, Padrão locacional da estrutura social: segregação residencial em Santa Maria - RS. 2011. Tese (Doutorado), Santa Catarina. Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.
SANTA MARIA, Lei Complementar N° 034, de 29 de dezembro de 2005. Política de Desenvolvimento Urbano e sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental do Município de Santa Maria. Disponível em: https://www.santamaria.rs.gov.br/docs/leis/lc_034_plano_diretor.pdf. Acesso em: 9 set. 2019.
SANTA MARIA. Lei Complementar N° 117, de 26 de junho de 2018. Institui a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento, Perímetro Urbano e Sistema Viário do Município de Santa Maria. Disponível em: http://iplan.santamaria.rs.gov.br/uploads/norma/18078 /Lei_Complementar_117_2018_LUOS.pdf 2018. Acesso em: 24 nov. 2018.
SANTA MARIA. Lei Complementar Nº. 042/2006 de 29 de dezembro de 2006. Santa Maria: Câmara Municipal, 2006. Disponível em: http://www.camara-sm.rs.gov.br. Acesso em: 10 abr. 2019.
SANTA MARIA. Lei Municipal de Nº.2410/82 de 14 de outubro de 1982. Santa Maria: Câmara Municipal, 1982. Disponível em: http://www.camara-sm.rs.gov.br. Acesso em: 10 mar. 2018.
SANTA MARIA. Lei Municipal de Nº.2770/86 de 02 de julho de 1986. Santa Maria: Câmara Municipal, 1986. Disponível em: http://www.camara-sm.rs.gov.br. Acesso em: 27 abr. 2019.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e tempo, razão e emoção. 4.ed. 9 reimp. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2017.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo. Hucitec. 1996.
SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, v. 4, p. 136, 1988.
SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, 1978.
SANTOS, M; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record. 2011.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. Editora Companhia das Letras, 2018.
SOUZA, M. A. A. de. Território, soberania e mundo novo. Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. 1999
.
SPIAZZI, C. F. T. Análise dos aspectos populacionais, infra-estrutura e equipamentos urbanos das Vilas Soares do Canto, Jardim e Aparício de Moraes no Bairro Camobi–Santa Maria–RS. 2002. 67 f. Monografia (Bacharelado em Geografia), Curso de Geografia–Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2002.
SPODE, P. L. C. Verticalização e Produção do Espaço Urbano no Bairro Camobi, Santa Maria, RS, em 2017. Trabalho de Graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências, Curso de Geografia – Licenciatura Plena, RS, 2017.
SPODE, P. L. C.; ROCHA, L. H. M.; FARIA, R. M. Valorização e produção do espaço urbano no Bairro Camobi, Santa Maria, RS, em 2017: uma análise a partir do mercado de imóveis verticais. Anais do XIV Seminário Internacional de Estudos Urbanos e Regionais e III Colóquio sobre Cidade e Cidadania. Pelotas, RS, Brasil, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.