Pobreza e seletividade espacial no bairro universitário Camobi, Santa Maria, RS: uma análise à partir dos usos do território

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499440108

Palavras-chave:

Bairro Camobi, Pobreza urbana, Santa Maria, Seletividade espacial, Uso do território

Resumo

Os usos do território expõem as contradições históricas que se materializam no espaço e permitem a compreensão de determinados fenômenos socioespaciais, como a pobreza urbana, a privação, a seletividade e as desigualdades sociais em geral. Desse modo, o objetivo central deste estudo é pautado na análise dos usos do território urbano do Bairro Camobi, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Para isso, recorreu-se ao levantamento bibliográfico, a legislação urbana e trabalhos de campo. Estes foram utilizados para levantamento de dados, bem como, para construção de acervo fotográfico do bairro em estudo. Somaram-se ao total 10 trabalhos de campo dos anos de 2016 e 2019. Camobi, em tempos atuais, apresenta-se como um bairro heterogêneo, com diversas formas sobrepostas de uso do território, influenciados, principalmente pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Base Aérea de Santa Maria (BASM). Estes determinam a dinâmica espacial do bairro, com a reprodução de condomínios horizontais e edifícios verticais, configurados como espaços de seletividade no bairro. O uso ferroviário, que no passado ocupou papel de destaque, hoje é caracterizado pelas rugosidades que marcam a paisagem da região Norte de Camobi, que denotam áreas de pobreza urbana e privação no bairro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Leonardo Cezar Spode, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO - UFSM) da Universidade Federal de Santa Maria. Atua na área de Geografia Humana, desenvolvendo pesquisas nos campos da Geografia Urbana e Geografia da Saúde, principalmente nos temas ligados as desigualdades socioespaciais urbanas, pobreza urbana, privação social urbana, e a produção do espaço urbano. Desenvolve pesquisas na cidade de Santa Maria, RS, analisando as desigualdades socioespaciais urbanas, bem como, os processos urbanos que se materializam na cidade, como a especulação imobiliária, a verticalização urbana, a valorização do solo urbano, etc. Membro do Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde (NePeGS), vinculado ao Departamento de Geociências da UFSM, coordenado pelo Prof. Drº Rivaldo Mauro de Faria.

Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorando em Geografia (Passagem Direta para o Doutorado) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da UFSM. Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Também é integrante do Laboratório de Cartografia e grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (UFSM). Pesquisa na área de Cartografia, Geoprocessamento, Cartografia Escolar e a Teoria das Inteligências Múltiplas, Geotecnologias, Sensoriamento Remoto na Educação Básica; Geografia Física, Geografia Urbana e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Lilian Hahn Mariano da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Geografia bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é pesquisadora e coordenadora do Laboratorio de Geografia Urbana e professor Nível C2 da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, geografia urbana, geografia regional e organização espacial.

Rivaldo Mauro de Faria, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui Graduação em Geografia (FFCL-OF, 1998); Especialização em Estudos Ambientais (PUC-MINAS, 2005); Mestrado em Geografia (IG/Unicamp, 2008); Doutorado em Geografia (IG/Unicamp, 2012) e Pós-Doutorado em Geografia (Universidade de Coimbra, PT, 2013). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cursos de Graduação e Pós-Graduação, e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde (NePeGS). Suas experiências de pesquisa e extensão vêm sendo feitas na interface da Geografia com a Saúde Coletiva e a Epidemiologia, nas áreas do planejamento territorial das ações e serviços de saúde do SUS, determinantes socioterritoriais da saúde, desigualdades territoriais em saúde, processo saúde-doença e saúde infantil.

Iago Turba Costa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da UFSM. Participante do Laboratório de Climatologia Ambiental e Subtropical (LaCAS).

Referências

ALEXANDRIA CONDOMÍNIOS. Portfolio sobre o condomínio Alexandria. A filosofia. Disponível em: http://www.condominioalexandria.com.br/. Acesso em: 22 fev. 2019.

BECKER, E. L. S. Mapeamento das classes de uso do solo urbano no setor norte do Bairro Camobi – Santa Maria – RS: 1966-1992. Trabalho de Graduação, Departamento de Geociências, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, 1996.

COMIN, F. V. Dinâmica espacial e segregação residencial no Bairro Camobi–Santa Maria/RS. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

COMIN, F. V. Estudo da Expansão Territorial Urbana e do Uso do Solo urbano nas três principais vias do Bairro Camobi - Santa Maria/RS. Trabalho de Graduação. Universidade Federal de Santa Maria/RS, 2008.

DEGRANDI, J. O. Verticalidades e horizontalidades nos usos do território de Santa Maria-RS. Tese de Doutorado, Santa Cruz do Sul. Universidade de Santa Cruz do Sul, 2012.

DIÁRIO DE SANTA MARIA. Construtora que fará condomínio em Camobi reformará escola, posto, parada e o Calçadão. Disponível em: https://diariosm.com.br/notícias/economia/construtora-que-fará-condomínio-em-camobi-reformará-escola-posto-parada-e-o-calçadão-1.2137365. Acesso em: 14 ago. 2019.

.

FARIA, R. M. A territorialização da atenção primária à saúde no Sistema Único de Saúde: perspectiva de adequação aos perfis do território urbano de Pouso Alegre - MG. Campinas, SP, 2012.

IBGE. Censo Demográfico de 2010: Resultados do Universo. Rio de Janeiro: Centro de Documentação e Disseminação de Informações, 2010.

IBGE. Estimativas Populacionais de 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?codmun=0&idtema=130. Acesso em: 20 nov. 2018.

KLARMANN, H. Diagnóstico e Prognóstico do Bairro Camobi – Santa Maria – RS. Departamento de Geociências. UFSM. 1990.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 2000.

PRADO, T. C. S. Formas atuais de exclusão residencial no espaço urbano de Santa Maria – RS: uma análise dos condomínios horizontais fechados e das áreas ocupadas de forma irregular. 2010. 112f. Monografia – Universidade Federal de Santa Maria, 2010.

PRATES, L. O. Esgoto em Camobi: paralisação momentânea de obra foi discutida com a comunidade. Disponível em: https://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/9136-esgoto-em-camobi-paralisacao-momentanea-de-obra-foi-discutida-com-a-comunidade-nesta-segunda. Acesso em: 20 de jun de 2018.

RIZZATTI, M. A Cartografia Escolar e as Inteligências Múltiplas no Ensino de Geografia: Contribuições das Geotecnologias no Ensino Fundamental. Dissertação – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, RS, 2018.

RIZZATTI, M.; CASSOL, R.; BATISTA, N. L.; SPODE, P. L. C. A compreensão do espaço urbano pela distribuição das faixas etárias do Bairro Camobi, Santa Maria, RS. Anais [do] Simpósio Internacional do SELPER, Puerto Iguaçu, Argentina, 2017.

ROCHA, L. H. M. da, O papel de Santa Maria como centro de drenagem da renda fundiária. 1993. 179 p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 1993.

ROCHA, L. H. M. da, Padrão locacional da estrutura social: segregação residencial em Santa Maria - RS. 2011. Tese (Doutorado), Santa Catarina. Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.

SANTA MARIA, Lei Complementar N° 034, de 29 de dezembro de 2005. Política de Desenvolvimento Urbano e sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental do Município de Santa Maria. Disponível em: https://www.santamaria.rs.gov.br/docs/leis/lc_034_plano_diretor.pdf. Acesso em: 9 set. 2019.

SANTA MARIA. Lei Complementar N° 117, de 26 de junho de 2018. Institui a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento, Perímetro Urbano e Sistema Viário do Município de Santa Maria. Disponível em: http://iplan.santamaria.rs.gov.br/uploads/norma/18078 /Lei_Complementar_117_2018_LUOS.pdf 2018. Acesso em: 24 nov. 2018.

SANTA MARIA. Lei Complementar Nº. 042/2006 de 29 de dezembro de 2006. Santa Maria: Câmara Municipal, 2006. Disponível em: http://www.camara-sm.rs.gov.br. Acesso em: 10 abr. 2019.

SANTA MARIA. Lei Municipal de Nº.2410/82 de 14 de outubro de 1982. Santa Maria: Câmara Municipal, 1982. Disponível em: http://www.camara-sm.rs.gov.br. Acesso em: 10 mar. 2018.

SANTA MARIA. Lei Municipal de Nº.2770/86 de 02 de julho de 1986. Santa Maria: Câmara Municipal, 1986. Disponível em: http://www.camara-sm.rs.gov.br. Acesso em: 27 abr. 2019.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e tempo, razão e emoção. 4.ed. 9 reimp. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2017.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo. Hucitec. 1996.

SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, v. 4, p. 136, 1988.

SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, 1978.

SANTOS, M; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record. 2011.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. Editora Companhia das Letras, 2018.

SOUZA, M. A. A. de. Território, soberania e mundo novo. Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. 1999

.

SPIAZZI, C. F. T. Análise dos aspectos populacionais, infra-estrutura e equipamentos urbanos das Vilas Soares do Canto, Jardim e Aparício de Moraes no Bairro Camobi–Santa Maria–RS. 2002. 67 f. Monografia (Bacharelado em Geografia), Curso de Geografia–Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2002.

SPODE, P. L. C. Verticalização e Produção do Espaço Urbano no Bairro Camobi, Santa Maria, RS, em 2017. Trabalho de Graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências, Curso de Geografia – Licenciatura Plena, RS, 2017.

SPODE, P. L. C.; ROCHA, L. H. M.; FARIA, R. M. Valorização e produção do espaço urbano no Bairro Camobi, Santa Maria, RS, em 2017: uma análise a partir do mercado de imóveis verticais. Anais do XIV Seminário Internacional de Estudos Urbanos e Regionais e III Colóquio sobre Cidade e Cidadania. Pelotas, RS, Brasil, 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Spode, P. L. C., Rizzatti, M., Rocha, L. H. M. da, Faria, R. M. de, & Costa, I. T. (2019). Pobreza e seletividade espacial no bairro universitário Camobi, Santa Maria, RS: uma análise à partir dos usos do território. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e14. https://doi.org/10.5902/2236499440108

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional