O índice de desenvolvimento humano (IDH) em aulas de geografia: uma análise de vídeos educativos na internet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499439136

Palavras-chave:

Apropriação, Ideologia, Imaginário geográfico, Indicadores sociais, Representações

Resumo

Este artigo traz uma análise do uso e da apropriação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em aulas de Geografia por meio da observação da linguagem espacial utilizada pelos professores em videoaulas publicadas na internet. A metodologia utilizada se fundamenta estudo das representações por análise de conteúdo e análise direta do discurso. Os resultados encontrados demonstram uma importante dimensão a ser melhor compreendida em relação a Geografia e os indicadores sociais que se remete a dimensão da apropriação social, da ideologia e da construção de imaginários geográficos. Observamos processos de ancoragem e objetivação do IDH que se remete a mecanismos de construção simbólica do espaço, relacionados a produção de uma “psicoesfera” (SANTOS, 1996), a “representações sociais do espaço” (BONFIN, 2012) e a “espaços de representações” (LEFEBVRE, 2013) relevantes de serem considerados nos processos de construção do conhecimento geográfico e das práticas pedagógicas em Geografia.

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Biografia do Autor

Daniel Godoy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutorando em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Paulo Roberto Rodrigues Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professor de Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

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Publicado

2020-02-28

Como Citar

Godoy, D., & Soares, P. R. R. (2020). O índice de desenvolvimento humano (IDH) em aulas de geografia: uma análise de vídeos educativos na internet. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e17. https://doi.org/10.5902/2236499439136