O índice de desenvolvimento humano (IDH) em aulas de geografia: uma análise de vídeos educativos na internet
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499439136Palavras-chave:
Apropriação, Ideologia, Imaginário geográfico, Indicadores sociais, RepresentaçõesResumo
Este artigo traz uma análise do uso e da apropriação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em aulas de Geografia por meio da observação da linguagem espacial utilizada pelos professores em videoaulas publicadas na internet. A metodologia utilizada se fundamenta estudo das representações por análise de conteúdo e análise direta do discurso. Os resultados encontrados demonstram uma importante dimensão a ser melhor compreendida em relação a Geografia e os indicadores sociais que se remete a dimensão da apropriação social, da ideologia e da construção de imaginários geográficos. Observamos processos de ancoragem e objetivação do IDH que se remete a mecanismos de construção simbólica do espaço, relacionados a produção de uma “psicoesfera” (SANTOS, 1996), a “representações sociais do espaço” (BONFIN, 2012) e a “espaços de representações” (LEFEBVRE, 2013) relevantes de serem considerados nos processos de construção do conhecimento geográfico e das práticas pedagógicas em Geografia.
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