A práxis no trabalho de campo: uma experiência em biogeografia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499437218Palavras-chave:
Biogeografia, Ensino de Geografia, Práxis, Trabalho de CampoResumo
O texto objetiva refletir sobre como o trabalho de campo pode servir como recurso metodológico para a práxis do profissional da Geografia. Para isso, apresentamos um roteiro metodológico de trabalho de campo desenvolvido em âmbito da disciplina de Biogeografia na cidade de Florianópolis, que se pautou em três fases: gabinete (discussão da ementa da disciplina e levantamento de materiais bibliográficos e cartográficos acerca da área de estudo), trabalho de campo in loco (observação, descrição e interpretação dos dados) e o laboratório (análise, compreensão e representação refletidas através do relatório de campo). Por fim, as reflexões tidas a partir do trabalho de campo mostram que o território está em constante transformação em seus vários aspectos sociais, culturais, e econômico, por isso, entender como essas transformações se materializam nos lugares ainda continua sendo esse essencial para a formação de profissionais críticos e reflexivos acerca do seu campo de estudo, na perspectiva da práxis.
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