Desordem e regresso: a “nova” reforma do ensino médio e a deficiência cívica sem o saber pensar o espaço e sem o saber nele agir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499430993

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Novo Ensino Médio, Neoprodutivismo

Resumo

O artigo apresenta um panorama geral acerca da “Nova” Reforma do Ensino Médio, abordando os aspectos estruturantes que qualificam tal mudança e que se refletem nas bases econômico-pedagógicas, didático-pedagógicas, psicopedagógicas e pedagógico-administrativas influenciadoras, estruturadoras e dinamizadoras do sistema educacional brasileiro, no atual período geográfico – o período técnico-científico-informacional. Envolve como base teórica contribuições do geógrafo Milton Santos, Yves Lacoste e do educador Dermeval Saviani, dentre outros, fornecendo o referencial teórico da leitura e compreensão do espaço geográfico e da atual natureza estruturante da política educacional brasileira, destacando os aspectos específicos que fundamentam essa reforma educacional. Dentre os resultados, procura despertar para uma visão radical, crítica e contextualizante acerca das mudanças educacionais em voga com essa reforma, que, revestida de terminologias inovadoras (Base Nacional Comum Curricular, Itinerários Formativos...), percebidas nos documentos oficiais e discursos ideológicos, na realidade são antigas pretensões marcadas por descentramento e desconstrução de ideias pedagógicas anteriores, decorrentes das atuais mudanças no mundo do trabalho, ameaçando o futuro da disciplina e ciência Geografia e, portanto a cidadania.

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Biografia do Autor

José Erimar dos Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró, RN.

Doutor em Geografia pela UFRN e professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

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Publicado

2019-06-03

Como Citar

Santos, J. E. dos. (2019). Desordem e regresso: a “nova” reforma do ensino médio e a deficiência cívica sem o saber pensar o espaço e sem o saber nele agir. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e4. https://doi.org/10.5902/2236499430993