REPENSAR O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIANTE DE UM PROJETO DE FUTURO: UMA PROPOSTA A PARTIR DA MANDALA DA ECOPEDAGOGIA

Autores

  • Adriano Severo Figueiró Universidade Federal de Santa Maria
  • Greice Perske Silva

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499425658

Resumo

A humanidade vive um momento histórico marcado por profundas mudanças e transformações na relação sociedade/natureza. E nessa era de transformações sociais, políticas e econômicas em que se encontra o mundo, a Educação Ambiental tem sido muito focada em função da crise que a sociedade moderna encara. Essa crise se agrava na medida em que o homem aumenta seu poder de intervenção no meio natural, aumentando, consequentemente, as tensões na sua relação com a natureza. As desigualdades sociais e a degradação dos recursos naturais acrescem com o processo de globalização, consequência do modo de produção dominante, o qual induz à competitividade, ao individualismo e ao consumo, diante de um quadro em que a própria Educação Ambiental tradicional tem capitulado diante das armadilhas de um “capitalismo verde”. Para reverter este quadro, torna-se cada vez mais imprescindível a refundação de um viés crítico da Educação Ambiental, capaz de conduzir à construção de um processo de tomada de consciência acerca da necessidade de modificarmos as atitudes perante a natureza e à sociedade. Neste artigo nós propomos o uso de uma mandala da ecopedagogia como um instrumento para a reflexão e a organização das atividades de educação ambiental dentro da escola, construída com base em seis princípios, campos temáticos e eixos de ação, levando em conta o potencial transformador da educação ambiental.

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Biografia do Autor

Adriano Severo Figueiró, Universidade Federal de Santa Maria

Coordenador do Laboratório de Geoecologia e Educação Ambiental do Departamento de Geociências (CCNE) da UFSM.

Greice Perske Silva

Doutoranda em Geografia no PPGGEO/UFSM

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Figueiró, A. S., & Silva, G. P. (2017). REPENSAR O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIANTE DE UM PROJETO DE FUTURO: UMA PROPOSTA A PARTIR DA MANDALA DA ECOPEDAGOGIA. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(2), 125–134. https://doi.org/10.5902/2236499425658