A relevância do estágio supervisionado no âmbito da formação de licenciados em geografia

Luana Caroline Künast Polon

Resumo


O presente artigo parte de uma reflexão teórica acerca do processo de escolarização, para posteriormente discutir aspectos relativos ao Estágio Supervisionado na formação dos Licenciados em Geografia, entendido enquanto momento crucial de aproximação do graduando com a multiplicidade da sala de aula. A reflexão se pauta em referenciais bibliográficos, mas também em experiências pessoais no contexto de orientações e supervisões dos Estágios Supervisionados nos anos de 2015 e 2016, no âmbito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Marechal Cândido Rondon. Neste trabalho estão presentes apontamentos e debates sobre as principais questões que envolvem a prática do estagiário junto aos alunos na experiência do estágio. 


Palavras-chave


Estágio supervisionado; Formação docente; Escolarização

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Silvana de. Formação do Professor de Geografia: construindo conhecimento, consolidando práticas. Aspectos da relação ensino-aprendizagem. In: ANDRES, Juliano; FRANCISCHETT, Mafalda Nesi; AGUIAR, Waldiney Gomes de (Orgs). Ensino de Geografia: abordagens sobre representações geocartográficas e formação do professor. Cascavel: EDUNIOESTE, 2012. p. 11-48.

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Regulamento do Estágio Supervisionado do curso de Geografia, do campus de Marechal Cândido Rondon. Resolução Nº 322/2011-CEPE, de 15 de dezembro de 2011. Disponível em: http://www.unioeste.br/servicos/arqvirtual/arquivos/3222011-CEPE.pdf. Acesso em 02 Set. 2016.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, Vol. 3, N. 3 e 4, p.5-24, 2005/2006. Disponível em: http://www.cead.ufla.br/portal/wp-content/uploads/2013/10/Arquivo_referente_ao_Anexo_V_do_Edital_CEAD_06_2013.pdf. Acesso em 15 Ago. 2016.

VLACH, Vânia Rubia Farias. Ensino de Geografia no início do século XXI: desafios e perspectivas. Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal9/Teoriaymetodo/Teoricos/04.pdf. Acesso em 15 Ago. 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236499424840

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Indexações e Bases Bibliográficas