ESPACIALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇOES PÚBLICAS DE ENSINO NA CIDADE DE JATAÍ (GO): ALGUMAS DEMANDAS

Autores

  • Tálita Vieira Barbosa de Alencar Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos
  • Alécio Perini Martins Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos
  • Luline Silva Carvalho Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499421201

Resumo

Este trabalho teve como objetivo espacializar as escolas públicas localizadas na área urbana de Jataí (GO), identificando suas posições, áreas de abrangência e eficiência no atendimento à demanda de alunos. Realizou-se levantamento de dados junto às Secretarias Municipal e Estadual de Educação, considerando todas as escolas públicas urbanas, que foram espacializadas no mapa urbano, analisando a distribuição e comparando com a quantidade de população por setores censitários (IBGE, 2010). Ao realizar a espacialização, foi possível identificar áreas com número de escolas reduzidas, que carecem de novas instituições públicas, ou de complementação dos níveis de ensino, além de identificar a necessidade de instituições de ensino nos setores novos e nas áreas de expansão da cidade.

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Biografia do Autor

Tálita Vieira Barbosa de Alencar, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí (2015). Tem experiência na área de Geografia com ênfase em Ensino de Geografia e Planejamento Escolar.

Alécio Perini Martins, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos

Doutor (2015), Mestre (2009), Licenciado e Bacharel (2007) em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, atua como Geógrafo (técnico de nível superior) e como Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, onde é coordenador do Laboratório de Geoinformação. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Planejamento Ambiental, Climatologia e Mudanças Climáticas.

Luline Silva Carvalho, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.(2014) Atualmente cursando mestrado no Programa de Pós - Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, desenvolvendo trabalho na linha de pesquisa: Organização e gestão do espaço rural e urbano do Cerrado brasileiro. Professora na Universidade Estadual de Goiás, cursos de Ciências Econômicas e Tecnologia em produção Sucroalcooleiro. Professora da Educação Básica no Colégio Ágape.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

Alencar, T. V. B. de, Martins, A. P., & Carvalho, L. S. (2016). ESPACIALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇOES PÚBLICAS DE ENSINO NA CIDADE DE JATAÍ (GO): ALGUMAS DEMANDAS. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(3), 18–31. https://doi.org/10.5902/2236499421201

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional