A linguística saussuriana em discursos sobre formação inicial de professores: projeções em ementários de cursos de letras do oeste de Santa Catarina

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2179219483647

Mots-clés :

Formação inicial de professores, Ementários, Letras, Saussure, Discurso

Résumé

Este artigo analisa ressonâncias do pensamento saussuriano no discurso sobre formação inicial de professores de línguas. Para tanto, recorremos à Teoria Dialógica do Discurso, História das Ideias Linguísticas e Análise de Discurso franco-brasileira. O corpus são ementários de Cursos de Letras do Oeste catarinense. Os resultados apontam a essência de abordar os fundamentos da área das Letras, considerando que a linha base da linguística moderna é traçada a partir de Saussure. Dessa consideração, problematizamos o fato de a didatização dos saberes tomar a mesma sequência da constituição do discurso científico, sem considerar que, quando transposto, esse discurso já é outro.

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Tamiris Machado Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul

Atualmente realiza pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. É doutora e mestra em Letras, com foco Linguística, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS; pós-Graduada no curso "Ensino de gramática da Língua Portuguesa" pela Faculdade Porto-Alegrense - FAPA; e licenciada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Possui interesse em Linguística, Língua Portuguesa, Formação de Professores e Metodologias de Ensino e Avaliação. Tem se dedicado ao estudo da teoria de Bakhtin e seu Círculo e a discussões sobre documentos oficiais para o ensino de língua portuguesa, sobretudo a Base Nacional Comum Curricular.

Mary Neiva Surdi da Luz, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1994), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, atuando nos Curso de Letras e Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: história do ensino de língua portuguesa, ensino de Linguística e formação de professores sob o viés da Análise de Discurso de linha francesa em diálogo com a História das Ideias Linguísticas. Integrante Fronteiras - Laboratório de Estudos do Discurso (UFFS) e pesquisador do grupo de pesquisa Lingua(gem), discurso e subjetividade (UFFS).

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Publiée

2024-06-26

Comment citer

Gonçalves, T. M., & Surdi da Luz, M. N. (2024). A linguística saussuriana em discursos sobre formação inicial de professores: projeções em ementários de cursos de letras do oeste de Santa Catarina. Fragmentum, (62), 41–56. https://doi.org/10.5902/2179219483647

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