AS REVISTAS CIENTÍFICAS E A DISCIPLINARIZAÇÃO DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS NO BRASIL

Autores

  • Caroline Mallmann Schneiders UFFS - Campus Cerro Largo (RS)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219436814

Palavras-chave:

Circulação, Legitimação, Conhecimento linguístico, Filiações de sentido.

Resumo

No presente estudo, refletimos sobre a importância das revistas científicas para a produção, circulação e legitimação do conhecimento linguístico no Brasil. Para nós, nas revistas, não há apenas a divulgação do conhecimento, mas também a relação entre o conhecimento e a comunidade científica, e esta contribui para a legitimação do saber entre seus pares. Nesta reflexão, mobilizamos a Revista Brasileira de Filologia, analisando a sua contribuição para a legitimação do domínio de saber da Linguística. Para tanto, filiamo-nos aos pressupostos da História das Ideias Linguísticas e da Análise de Discurso. Assim, partindo da relação entre circulação e legitimação, a qual, por sua vez, instaura as filiações de sentidos, entendemos que são, sobretudo, essas filiações que fazem os saberes se institucionalizarem e circularem em dada conjuntura sócio histórica e ideológica.

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Biografia do Autor

Caroline Mallmann Schneiders, UFFS - Campus Cerro Largo (RS)

Professora adjunta de Língua Portuguesa e Linguística junto ao curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo. Possui graduação em Letras/Português-Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Letras - área de concentração: Estudos Linguísticos - pela mesma instituição. Realizou estágio de doutorado sanduíche (Bolsista Capes/PDSE) no Institut des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM), pertencente à École Normale Supérieure (ENS/Paris, França). Possui Pós-doutorado (Bolsista DOCFIX-Fapergs) junto ao Laboratório Corpus/Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente em temas vinculados à História das Ideias Linguísticas e à Análise de Discurso, como: história do disciplinar e história da produção do conhecimento linguístico.

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Publicado

2019-02-26

Como Citar

Schneiders, C. M. (2019). AS REVISTAS CIENTÍFICAS E A DISCIPLINARIZAÇÃO DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS NO BRASIL. Fragmentum, (52), 81–97. https://doi.org/10.5902/2179219436814