Saussurian linguistics present in speeches on initial teacher education: projections on syllabuses of letters courses in the west of Santa Catarina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219483647

Keywords:

Initial teacher education, Syllabus, Letters, Saussure, Speech

Abstract

This article analyzes the resonances of Saussurian thought son speeches related to the initial training of Letters teachers. To this end, we resort to the Dialogical Theory of Speech, History of Linguistic Ideas, and the French-Brazilian Discourse Analysis. The corpus is formed by Letters courses syllabuses, in the west of Santa Catarina. The results point to the essence of approaching the fundamentals of Letters courses, taking in to consideration that the baseline of modern linguistics is drawn from Saussure. Based on this consideration, we bring light to the fact that the didacticization of knowledge takes the same sequence as the constitution of the scientific speeches, without considering that, when transposed, this speech is already another – that is, different from the original.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tamiris Machado Gonçalves, Federal University of Fronteira Sul

Atualmente realiza pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. É doutora e mestra em Letras, com foco Linguística, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS; pós-Graduada no curso "Ensino de gramática da Língua Portuguesa" pela Faculdade Porto-Alegrense - FAPA; e licenciada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Possui interesse em Linguística, Língua Portuguesa, Formação de Professores e Metodologias de Ensino e Avaliação. Tem se dedicado ao estudo da teoria de Bakhtin e seu Círculo e a discussões sobre documentos oficiais para o ensino de língua portuguesa, sobretudo a Base Nacional Comum Curricular.

Mary Neiva Surdi da Luz, Federal University of Fronteira Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1994), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, atuando nos Curso de Letras e Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: história do ensino de língua portuguesa, ensino de Linguística e formação de professores sob o viés da Análise de Discurso de linha francesa em diálogo com a História das Ideias Linguísticas. Integrante Fronteiras - Laboratório de Estudos do Discurso (UFFS) e pesquisador do grupo de pesquisa Lingua(gem), discurso e subjetividade (UFFS).

References

ARRIVÉ, Michel. Em busca de Ferdinand de Saussure. São Paulo: Parábola, 2010.

AUROUX, Sylvain. A questão da origem das línguas. Campinas: RG, 2008.

BAKHTIN, Mikhail. Por uma metodologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: 34, 2017.

BRAIT, Beth. Construção coletiva da perspectiva dialógica: história e alcance teórico-metodológico. In: FIGARO, R. (org.). Comunicação e análise do discurso: as materialidades do sentido. São Paulo: Contexto, 2012.

BRAIT, Beth; MAGALHÃES, Anderson Salvaterra (orgs). Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: Bakhtin: dialogismo e construção do sentido. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 2005.

BUBNOVA, Tatiana. Voz, sentido y diálogo en Bajtín. Acta Poética 27 nº 1, 2006, p. 97-114. Disponível em: https://revistas-filologicas.unam.mx/acta-poetica/index.php/ap/article/view/191. Acesso em: 20 dez. 2022.

COLOMBAT, Bernard; FOURNIER, Jean-Marie; PUECH, Christian. Uma história das ideias linguísticas. São Paulo: Contexto, 2017.

COSTA, Maria Iraci. Saussure após um século: a problemática do objeto da linguística. Fragmentum, (41), 87-122. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/article/view/20814. Acesso em: 20 dez. 2022.

COSTA, Maria Iraci Sousa; SCHNEIDERS, Caroline Mallmann; SCHERER, Eloina A. Biblioteca Saussuriana à la Borges: Um convite. Todas as Letras - Revista de Língua e Literatura, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/13438. Acesso em: 17 jan. 2023.

COURTINE, Jean-Jacques. Definição de orientações teóricas e construção de procedimentos em análise do discurso. Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias, v. 1, n. 1, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/118380. Acesso em: 15 nov. 2022.

DAHLET, Véronique. A entonação no dialogismo bakhtiniano. In: BRAIT, Beth. Dialogismo e construção de sentido. Campinas: Unicamp, 2005.

DA SILVA, Alexandre. Nomenclatura gramatical brasileira na esteira da história das ideias linguísticas. Verbum. v. 10 n. 03 (2021): História das Ideias Linguísticas. Disponível em: v. 10 n. 03 (2021): História das Ideias Linguísticas. Acesso em: 28 dez. 2022.

DE MAURO, T. ... Fragmentum, [S. l.], n. ESPEC, p. 239–257, 2018. DOI: 10.5902/2179219436595. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/article/view/36595. Acesso em: 4 abr. 2023.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. A linguística e outros nomes de saber sobre a linguagem. Revista de Letras, v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: A linguística e outros nomes de saber sobre a linguagem | Ferreira | Revista de Letras (ucb.br). Acesso em: 28 dez. 2021.

FIORIN, José Luiz. A criação dos cursos de Letras no Brasil e as primeiras orientações da pesquisa linguística universitária. Letras e Línguas. v. 7 nº 12 1º sem. 2006, p. 11-25. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/887. Acesso em: 26 nov. de 2022.

LEANDRO-FERRERIA, Maria Cristina (org.). Glossário de termos do discurso. Campinas, SP: Pontes, 2020.

ORLANDI, Eni. Língua e conhecimento linguístico: para uma história das ideias no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

Orlandi, Eni. Terra à vista: discurso do confronto: velho e novo mundo. São Paulo: Cortez, 1990.

ORLANDI, Eni. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2. ed. Campinas: Pontes, 1987.

PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni P. (org.) Gestos de leitura: da história no discurso. Traduzido por Bethânia S. Mariani [et.al.] Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2006.

SCHERER, Amanda Eloina. Linguística no Sul: estudo das ideias e organização da memória. In: GUIMARÃES, Eduardo; BRUM DE PAULA, Mirian Rose (orgs.). Sentido e Memória. Campinas: Pontes, 2005.

SCHNEIDERS, Caroline Mallmann. O conhecimento linguístico em livros introdutórios: uma reflexão sobre o modo de conceber a Linguística. Fragmentum, [S. l.], n. 33, p. 63–70, 2012. DOI: 10.5902/6750. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/article/view/6750. Acesso em: 3 abr. 2023.

SCHNEIDERS, Caroline Mallmann. As revistas científicas e a disciplinarização dos estudos linguísticos no Brasil. Fragmentum, [S. l.], n. 52, p. 81–97, 2019. DOI: 10.5902/2179219436814. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/article/view/36814. Acesso em: 30 mar. 2023.

SERRANI-INFANTE, S. M. Resonancias discursivas y cortesía en prácticas de lecto-escritura. D.E.L.T.A., v. 17, n.1, p. 31-58, 2001. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/39752/26908. Acesso em: 28 dez. 2022.

SURDI DA LUZ, Mary Neiva. Linguística e ensino: O discurso de entremeio na formação de professores de Língua Portuguesa. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3967. Acesso em: 20 jan. de 2023.

SURDI DA LUZ, Mary Neiva. Linguística e ensino: a formação de professores de língua portuguesa. Revista Línguas & Letras – Unioeste, vol. 15, nº 28, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/9788. Acesso em: 12 nov. 2022.

ROSSI, João Carlos; SOUZA, Andréia Cristina de. Concepções de linguagem na Base Nacional Comum Curricular: Reflexões para o ensino de Língua Portuguesa. COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição; KRAEMER, Márcia Adriana Dias. Uma leitura Crítica da BNCC: compreensões subjacentes. Campinas: Mercado das Letras, 2019.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: 34, 2019.

VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. São Paulo: 34, 2017.

Published

2024-06-26

How to Cite

Gonçalves, T. M., & Surdi da Luz, M. N. (2024). Saussurian linguistics present in speeches on initial teacher education: projections on syllabuses of letters courses in the west of Santa Catarina. Fragmentum, (62), 41–56. https://doi.org/10.5902/2179219483647