«C’est très difficile à croire»: significations, pratiques et violence dans l’intégration locale des réfugiés au Brésil

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2179219475406

Mots-clés :

Moïse, Cartographie, Refuge, Discours

Résumé

Dans cette recherche, grâce à l’analyse cartographique du discours, nous avons cartographié les rapports publiés sur certains des principaux sites journalistiques, qui ont rendu compte du meurtre brutal du Congolais Moïse Kabagambe, en janvier 2022. Dans l’étude, nous avons cherché à comprendre les effets de sens et les relations crédibilité/vérité que les véhicules transmettent aux discours des personnages et l’exonération de responsabilité des médias devant les reportages des interviewés.  De tels critères sont importants dans la recherche du dialogue et de l’échange conceptuel (DEUSDARÁ, ROCHA, 2021).

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Bibliographies de l'auteur

Bruno Deusdará, Université de l'État de rio de janeiro

Professor Titular de Linguística (Instituto de Letras/UERJ) e Professor efetivo nos Programas de Pós-graduação em Letras (área de Linguística) do ILE/UERJ e em Letras e Linguística (PPLIN) da FFP/UERJ. Vice-reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, eleito para o quadriênio 2024-2027. Foi Diretor do Centro de Educação e Humanidades (CEH/UERJ), com mandato eletivo exercido entre 2020 e 2023. Atualmente, é Bolsista nos Programas Produtividade CNPq, Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Prociência (UERJ/FAPERJ). Foi Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), no período 2015-2018, com renovação no período 2018-2021 e Bolsista do Programa Prociência (UERJ/FAPERJ), no período 2017-2020, com renovação no período 2020-2023. Pesquisador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, em Convênio de Cooperação entre o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR/ONU) e a UERJ. Coordenador do Convênio de Cooperação Internacional entre a Kobenhavns Universitet e a UERJ. Coordenador do Plano de Trabalho, aprovado no Edital CAPES PrInt entre UERJ/Kobenhavns Universitet/Università della Svizzera italiana. Foi Coordenador do Programa de Leitura da UERJ - Ler UERJ, (2015-2020), com financiamento Auxílio Instalação FAPERJ (2011), Edital Universal CNPq (2108). Tem atuado como parecerista de agências de fomento, de instituições de ensino superior e de periódicos científicos. Coordenou o GT/ANPOLL Linguagem, Enunciação e Trabalho, nos biênios 2014-2016 e 2016-2018.Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), é Licenciado em Letras: Português/Literatura pela mesma Universidade (2004) e Mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela UERJ (2006). Foi membro da Diretoria da Associação de Docentes da UERJ (Asduerj), nos biênios 2011-2013 e 2013-2015. Atuou como Professor Doc I de Língua Portuguesa da rede pública estadual do Rio de Janeiro, Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do CEFET-RJ, Professor Adjunto de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Instituto de Aplicação/UERJ). Áreas e temáticas de interesse: análise do discurso, estudos enunciativos, pesquisa-intervenção, interface linguagem e trabalho, produção de subjetividade e ensino de língua materna e de português para refugiados. PAI DO BERNARDO.

Priscila Xavier, Université de l'État de rio de janeiro

Diplômé en journalisme des Faculdades Integradas Hélio Alonso (2017). Diplômé en lettres - langue portugaise et ses littératures respectives, par l’Université d’État de Rio de Janeiro. Elle a de l’expérience dans le domaine de l’éducation, en particulier dans l’éducation dans les périphéries urbaines.

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Publiée

2024-04-04

Comment citer

Deusdará, B., & Xavier, P. (2024). «C’est très difficile à croire»: significations, pratiques et violence dans l’intégration locale des réfugiés au Brésil. Fragmentum, (61), 112–125. https://doi.org/10.5902/2179219475406