'Es muy difícil de creer': significados, prácticas y violencia en la integración local de los refugiados en Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219475406

Palabras clave:

Moïse, Cartografía, Refugio, Discurso

Resumen

En esta investigación, a través del Análisis Cartográfico del Discurso, mapeamos informes publicados en algunos de los principales sitios web periodísticos, que informaron sobre el brutal asesinato del congoleño Moïse Kabagambe, en enero de 2022. En el estudio, buscamos comprender los efectos del significado y las relaciones de credibilidad/verdad que los vehículos transmiten a los discursos de los personajes y la exención de responsabilidad de los medios ante los informes de los entrevistados. Tales criterios son importantes en la búsqueda del diálogo y el intercambio conceptual (DEUSDARÁ, ROCHA, 2021).

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Biografía del autor/a

Bruno Deusdará, Universidad del Estado del Río de Janeiro

Professor Titular de Linguística (Instituto de Letras/UERJ) e Professor efetivo nos Programas de Pós-graduação em Letras (área de Linguística) do ILE/UERJ e em Letras e Linguística (PPLIN) da FFP/UERJ. Vice-reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, eleito para o quadriênio 2024-2027. Foi Diretor do Centro de Educação e Humanidades (CEH/UERJ), com mandato eletivo exercido entre 2020 e 2023. Atualmente, é Bolsista nos Programas Produtividade CNPq, Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Prociência (UERJ/FAPERJ). Foi Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), no período 2015-2018, com renovação no período 2018-2021 e Bolsista do Programa Prociência (UERJ/FAPERJ), no período 2017-2020, com renovação no período 2020-2023. Pesquisador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, em Convênio de Cooperação entre o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR/ONU) e a UERJ. Coordenador do Convênio de Cooperação Internacional entre a Kobenhavns Universitet e a UERJ. Coordenador do Plano de Trabalho, aprovado no Edital CAPES PrInt entre UERJ/Kobenhavns Universitet/Università della Svizzera italiana. Foi Coordenador do Programa de Leitura da UERJ - Ler UERJ, (2015-2020), com financiamento Auxílio Instalação FAPERJ (2011), Edital Universal CNPq (2108). Tem atuado como parecerista de agências de fomento, de instituições de ensino superior e de periódicos científicos. Coordenou o GT/ANPOLL Linguagem, Enunciação e Trabalho, nos biênios 2014-2016 e 2016-2018.Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), é Licenciado em Letras: Português/Literatura pela mesma Universidade (2004) e Mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela UERJ (2006). Foi membro da Diretoria da Associação de Docentes da UERJ (Asduerj), nos biênios 2011-2013 e 2013-2015. Atuou como Professor Doc I de Língua Portuguesa da rede pública estadual do Rio de Janeiro, Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do CEFET-RJ, Professor Adjunto de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Instituto de Aplicação/UERJ). Áreas e temáticas de interesse: análise do discurso, estudos enunciativos, pesquisa-intervenção, interface linguagem e trabalho, produção de subjetividade e ensino de língua materna e de português para refugiados. PAI DO BERNARDO.

Priscila Xavier, Universidad del Estado del Río de Janeiro

Licenciado en Periodismo por las Facultades Integradas Hélio Alonso (2017). Graduado en Letras - Lengua Portuguesa y sus respectivas Literaturas, por la Universidad Estatal de Río de Janeiro. Tiene experiencia en el área de Educación, con énfasis en Educación en Periferias Urbanas.

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Publicado

2024-04-04

Cómo citar

Deusdará, B., & Xavier, P. (2024). ’Es muy difícil de creer’: significados, prácticas y violencia en la integración local de los refugiados en Brasil. Fragmentum, (61), 112–125. https://doi.org/10.5902/2179219475406