O sonho de Ingmar Bergman: Gritos e Sussurros, uma materialidade significante a compreender

Autores

  • Taísa M. Pinheiro Silva Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, Ribeirão Preto, Brasil
  • Dantielli Assumpção Garcia Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Elaine Pereira Daróz Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, Ribeirão Preto, Brasil
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, Ribeirão Preto, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219438896

Palavras-chave:

Ingmar Bergman, Gritos e Sussurros, Feminino, Análise de Discurso

Resumo

Neste texto, objetivamos, mobilizando como perspectiva teórica a Análise de Discurso, analisar como filme de Ingmar Bergman Gritos e Sussurros constrói suas personagens femininas, inscrevendo-as em uma tensão entre “revelar” e “ocultar” o seu (não) desejo de si.

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Biografia do Autor

Taísa M. Pinheiro Silva, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, Ribeirão Preto, Brasil

ossui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2015). Formação continuada em Psicanálise Lacaniana pelo Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade (CLIN-a, Ribeirão Preto, 2016) onde participa do núcleo ?Questões contemporâneas na Clínica, na Cultura e nas Artes?. Participou no Núcleo de Arte e Psicanálise do Instituto Figueiredo Ferraz - IFF (Ribeirão Preto/SP 2012-2015) e atuou como extensionista e estagiária no Núcleo de Assessoria Jurídica Popular de Ribeirão Preto - NAJURP-FDRP/USP (2012-2013). Atualmente cursa a graduação em Psicologia na Universidade Paulista e integra o E-L@DIS (Laboratório Discursivo: sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimentos - FFCLRP/USP) e o GEDISME (Grupo de pesquisa Discurso e Memória: movimentos do sujeito), filiado à Universidade de São Paulo e cadastrado no CNPq. Pesquisa e escreve sobre temas como: Psicanálise; Análise do Discurso; Artes; Direitos Humanos; Feminismos.

Dantielli Assumpção Garcia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Letras: Português/Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Estudos Linguísticos (2008) e doutorado em Estudos Linguísticos também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Realizou uma pesquisa de Pós-Doutorado (A Marcha das Vadias nas redes sociais: efeitos de feminismo e mulher, Apoio Fapesp) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP) sob a supervisão da Profa. Dra. Lucília Maria Abrahão e Sousa (2013-2015). Realizou junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná uma pesquisa de Pós-Doutorado ("A manualização do saber linguístico e a constituição de uma linguagem não sexista") com apoio CAPES sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre Sebastião Ferrari Soares (2016-2017). Atualmente, é docente no curso de Graduação e de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, História das ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: gramatização, arquivos, Institutos Históricos e Geográficos, análise do discurso urbano, redes sociais, feminismo, cibermilitância. https://orcid.org/0000-0002-8834-2253 http://www.researcherid.com/rid/V-7205-2018

Elaine Pereira Daróz, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, Ribeirão Preto, Brasil

ós-doutorado pela Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto (USP/FFCLRP) apoio FAPESP (Prot no 2018/13017-2) Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF/CAPES/FAPERJ). Doutorado sanduíche Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris 3 (CAPES). Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco e especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras-MG. Possui graduação em Letras - Português-Inglês pela Faculdades de Letras Dom Bosco, com experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Inglesa e Portuguesa e suas literaturas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso de linha francesa, ensino de línguas e educação, ensino a distância. Experiência nas redes pública e privada, desde o Ensino Fundamental até ao Ensino Médio, educação de jovens e adultos e no nível Superior de ensino. Experiência no Ensino a Distância pelo Instituto Federal de Pernambuco-IFPE e Consórcio Cederj/Cecierj. Bolsista nota 10 FAPERJ

Lucília Maria Abrahão e Sousa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, Ribeirão Preto, Brasil

Graduação em Letras (1988) pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto. Doutorado direto (2002) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Livre Docência (2009) em Ciência da Informação pela mesma instituição. Docente com dedicação exclusiva da Universidade de São Paulo, onde dá aulas e orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de supervisionar pós-doutorados. Parecerista ad hoc do CNPq e FAPESP. Membro da ABRALIN, ALED, GEL, BRASA, AIL e do GT de Análise do Discurso da ANPOLL. Especialista em Análise do Discurso e psicanálise. Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Discurso e memória: movimentos do sujeito", cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. Bolsista de Produtividade 2 do CNPq

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Publicado

2020-02-10 — Atualizado em 2022-03-24

Versões

Como Citar

Silva, T. M. P., Garcia, D. A., Daróz, E. P., & Sousa, L. M. A. e. (2022). O sonho de Ingmar Bergman: Gritos e Sussurros, uma materialidade significante a compreender. Fragmentum, (54), 159–178. https://doi.org/10.5902/2179219438896 (Original work published 10º de fevereiro de 2020)

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