Quem chama a atenção é o professor? O dinamismo dos posicionamentos em uma Sala de Aula de PFOL

Autores/as

  • Ricardo Moutinho

DOI:

https://doi.org/10.5902/7874

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/217921947874

O posicionamento é um fenômeno sociointeracional dinâmico que é assumido pelos participantes por meio de tomadas de decisão durante um encontro social.Mesmo em situações hierárquicas rígidas, há sempre espaços para improvisos (ou ruídos) que provocam uma alteração na maneira esperada de se participar, renegociando os posicionamentos institucionalmente impostos. Desse modo, como já argumentado em Rae (2001), Kasper (2004) e Rampton (2006), partimos do princípio de que posicionamento não é uma categoria analítica estática, mas sim algo passível de renegociação e transformação no momento em que os sujeitos reorganizam o espaço interativo. Para este trabalho, discutiremos alguns dados coletados em uma sala de aula de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) de nível primário em um contexto de ensino/aprendizagem luso-chinês. A professora, embora sendo a figuracentral da sala, não consegue manter esse “papel” durante toda a aula, perdendo momentaneamente o seu status de controladora da interação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-02-14

Cómo citar

Moutinho, R. (2013). Quem chama a atenção é o professor? O dinamismo dos posicionamentos em uma Sala de Aula de PFOL. Fragmentum, 2(35), 50–58. https://doi.org/10.5902/7874