Quem chama a atenção é o professor? O dinamismo dos posicionamentos em uma Sala de Aula de PFOL
DOI:
https://doi.org/10.5902/7874Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/217921947874O posicionamento é um fenômeno sociointeracional dinâmico que é assumido pelos participantes por meio de tomadas de decisão durante um encontro social.Mesmo em situações hierárquicas rígidas, há sempre espaços para improvisos (ou ruídos) que provocam uma alteração na maneira esperada de se participar, renegociando os posicionamentos institucionalmente impostos. Desse modo, como já argumentado em Rae (2001), Kasper (2004) e Rampton (2006), partimos do princípio de que posicionamento não é uma categoria analítica estática, mas sim algo passível de renegociação e transformação no momento em que os sujeitos reorganizam o espaço interativo. Para este trabalho, discutiremos alguns dados coletados em uma sala de aula de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) de nível primário em um contexto de ensino/aprendizagem luso-chinês. A professora, embora sendo a figuracentral da sala, não consegue manter esse “papel” durante toda a aula, perdendo momentaneamente o seu status de controladora da interação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ficam concedidos a Fragmentum todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.